Brigando ponto a ponto pela liderança do Campeonato Português junto com o Sporting , Benfica e Porto se enfrentam nesta sexta-feira (29), às 16h15 (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+ , pela 7ª rodada. Em comum entre os rivais, além da disputa pelo título, está a presença de ex-treinadores no futebol brasileiro.

Desde a vinda de Jorge Jesus , em 2019, para o Flamengo , 'abrindo a porteira' para que demais equipes da Série A apostassem em técnicos portugueses, outros quatro, além do próprio JJ , trabalharam - ou ainda trabalham - em equipes da elite do futebol nacional e vivenciaram ' O Clássico '. São eles: Bruno Lage, Jesualdo Ferreira, Luís Castro e Vítor Pereira .

*Este conteúdo é patrocinado por Betfair, Motorola, Claro, Ford e Corega

Pensando nisso, o ESPN.com.br separou o retrospecto de cada um dos treinadores lusitanos que vivenciaram a rivalidade portuguesa e vieram posteriormente trabalhar no futebol do Brasil.

Jorge Jesus

Com passagem de muito sucesso pelo Flamengo, conquistando o Campeonato Brasileiro e a CONMEBOL Libertadores , em 2019 - ao todo foram cinco taças na passagem -, Jorge Jesus, atualmente no Al Hilal , vivenciou 24 clássicos entre Benfica x Porto.

Sob o comando das Águias , o retrospecto não é positivo. Foram sete vitórias, seis empates e 11 derrotas. O Mister tem um aproveitamento de 29% no confronto.

Na temporada 2012-13, talvez o mais marcante. Pela penúltima rodada do Campeonato Português, sofreu a virada do Porto, com gol do brasileiro Kelvin, ex- Vasco , Botafogo , Fluminense , Palmeiras e São Paulo , nos acréscimos, e viu o rival vencer o clássico decisivo da competição. Os Dragões viriam confirmar o título na semana seguinte.

Luís Castro

Rival de Jorge Jesus atualmente na Arábia Saudita comandando o Al Nassr , Luís Castro, que passou pelo Botafogo entre 2022 e 2023, vivenciou o clássico entre Porto e Benfica do lado azul.

Ao todo, foram quatro jogos sob o comando dos Dragões, com duas vitórias, um empate e uma derrota, obtendo aproveitamento de 50%.

As duas vitórias, no entanto, não evitaram títulos do Benfica. A primeira, por 1 a 0, foi pela semifinal da Taça de Portugal da temporada 2013-14. Na volta, derrota por 3 a 1 e queda na penúltima fase. A outra vitória feio pelo Campeonato Português. Pela 30ª rodada, vitória por 2 a 1, de virada, mas foram as Águias que conquistaram a competição.

Bruno Lage

Dos cinco, o único que está trabalhando atualmente no futebol brasileiro. Sucessor de Luís Castro no Botafogo, Bruno Lage, assim como Jorge Jesus, passou pelo Benfica e possui retrospecto negativo sob o comando das Águias no clássico.

Em quatro jogos, o comandante do Glorioso possui uma vitória e três derrotas. O único triunfo veio pela 24ª rodada do Campeonato Português da temporada 2018-19. Na ocasião, vitória de virada na casa do rival por 2 a 1. O Benfica viria a conquistar a competição nacional na temporada de estreia de Lage no clube.

Vítor Pereira

Com passagens por Corinthians e Flamengo - e saídas conturbadas em ambos -, Vítor Pereira não deixou saudades no futebol brasileiro. Em Portugal, no entanto, há quem possa sentir.

Sob o comando do Porto, o VP vivenciou cinco clássicos, tendo vencido dois , empatado outros dois e perdido somente um , com aproveitamento de 40% .

Nas temporadas 2011-12 e 2012-13, quatro clássicos pelo Campeonato Português e nenhuma derrota. Foram duas vitórias e dois empates, com o Porto batendo campeão nas duas temporadas, sendo o carrasco de JJ no jogo em que Kelvin brilhou.

A única derrota veio na semifinal da Taça da Liga, por 3 a 2, em competição que o time da Luz viria a conquistar.

Jesualdo Ferreira

Com passagem pelo Santos em 2020, Jesualdo Ferreira é o único que vivenciou os dois lados da moeda. O experiente treinador de 77 anos treinou Benfica e Porto, tendo jogado o clássico por ambos.

Do lado dos Dragões , aproveitamento de 44% , com quatro vitórias, três empates e duas derrotas em nove jogos. Do lado as Águias , nenhuma vitória em duas partidas, tendo perdido as duas.

Nas temporadas 2006-07/2007-08/2008-09, no tricampeonato do Porto, Jesualdo Ferreira não perdeu nenhuma das partidas entre turno e returno, com três vitórias e três empates.

E os outros portugueses?

Há outros treinadores portugueses que passaram - ou ainda fazem parte - pelo futebol brasileiro e vivenciaram muitos clássicos por aqui. Casos de Abel Ferreira, no Palmeiras, Pepa, no Cruzeiro , Paulo Sousa, no Flamengo, e Renato Paiva, no Bahia . No entanto, não disputaram Benfica x Porto.

Isso porque nenhum deles passou pro um dos dois clubes. Abel Ferreira, multicampeão pelo Verdão , treinou o Braga em Portugal, enquanto o ex-Cruzeiro comandou Feirense , Moreirense , Tondela , Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães .

Os casos de Renato Paiva e Paulo Sousa são distintos. Enquanto o ex-Bahia trabalhou somente o time B do Benfica, o atual comandante da Salernitana jamais treinou algum time em Portugal, tendo feito a carreira por outros times da Europa.

Onde assistir Benfica x Porto?

Benfica e Porto se enfrentam nesta sexta-feira (29), pela 7ª rodada do Campeonato Português, às 16h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ .