Inter falha feio. A consequência? Terá de sobreviver ao Maracanã

O Brasileirão é o Brasileirão. Nunca podemos prever ou esperar nada, porque este é um campeonato nivelado, em que qualquer resultado é possível em qualquer momento. Nesta quarta, como não?, o líder caiu diante de um time que luta contra o rebaixamento. O Inter, invicto havia 12 jogos e mais de dois meses, perdeu por 2 a 1 para o Sport, que respira aliviado.

A consequência do tropeço do ainda líder Inter é simples: não vai dar para ser campeão sem passar pelo Maracanã, pelo confronto direto com o Flamengo. Se quiser quebrar o tabu de 41 anos sem título brasileiro, o Inter terá de sobreviver no Rio de Janeiro, daqui a 11 dias.

É óbvio que o plano de Abel (e o sonho dos colorados) era outro. Era ganhar de Sport e Vasco e chegar com pelo menos quatro pontos de vantagem para o Flamengo - ou seja, uma eventual derrota na penúltima rodada não significaria perder a liderança. O Flamengo é mais time do que o Inter - é mais time do que todo mundo -, então, para os gaúchos, não seria interessante depender deste jogo.

O Inter ainda tem chances de abrir quatro pontos e "poder perder" no Maracanã, mas precisará ganhar do Vasco na próxima rodada e torcer por derrota do Flamengo diante do Corinthians - e, de quebra, torcer para o Atlético-MG deixe algum ponto pelo caminho.

O grande vilão da derrota para o Sport no Beira-Rio é o lateral Uendel, expulso com 25min do primeiro tempo por uma falta que não precisaria ser feita. É claro que ficar com dez homens em campo durante toda a partida compromete qualquer sistema de jogo, qualquer plano tático.

Mas também ficou claro como o Inter não é um time com o perfil apropriado para amassar os adversários, empurrar quem é pior lá para trás. Depois da incrível sequência de vitórias, vieram jogos bem problemáticos contra Red Bull Bragantino , Athletico e, agora, Sport. O time de Jair Ventura atua naquela retranca que já conhecemos, futebol reativo - e é natural que seja assim. O Inter não se mostra um time capaz de impor qualidade em partidas assim.

Perdeu o fôlego? Está claro que sim. O fôlego que sobra será suficiente para o Inter ser campeão? Pode ser. Mas vai ter de ter ar o suficiente para segurar um Flamengo que chega com tudo ao fim do campeonato.

Imagem: Fernando Alves/AGIF

Fonte: Uol
publicidade
publicidade