Um dos maiores nomes da história do Flamengo e recordista de partidas com a camisa do clube, Leovegildo da Gama Lins Junior já era uma das principais bandeiras rubro-negras pelo que realizara de 1974 a 1984 como titular absoluto da lateral esquerda durante a Geração de Ouro.
Na volta ao clube, em 1989, o Capacete, já com cabelos mais ralos, deu lugar à batuta. Nascia ali o Maestro Junior, líder de um grupo jovem que conquistou Copa do Brasil, Carioca e o inesquecível pentacampeonato brasileiro. E no mês em que completará 30 anos de sua última partida como jogador profissional, o craque e seus pupilos serão homenageados com o documentário "A Turma do Maestro Junior".
Foto inspira documentário
Foto histórica de Júnior com Nélio, Marcelinho, Marquinhos, Paulo Nunes, Júnior Baiano, Rogério e Piá inspirou documentário — Foto: Nilton Claudino
Essa geração ficou marcada por uma imagem icônica registrada por Nilton Claudino, um dos mais importantes fotógrafos do país: Junior com o pé esquerdo sobre a bola olhando para Nélio, Marcelinho, Djalminha, Marquinhos, Paulo Nunes, Júnior Baiano, Rogério e Piá , todos pratas da casa e atletas que participaram das três conquistadas citadas.
A foto de Nilton, que ficou por anos exposta na sala da presidência da Gávea e hoje encontra-se no Ninho do Urubu, inspirou o cineasta rubro-negro Daniel Furiati, da Caribe Produções Ltda, a produzir o documentário "A Turma do Maestro Junior". Outro estalo veio quando Furiati assistia o filme "The Class of 92" , que conta a história da geração de David Beckham, Ryan Giggs, Paul Scholes e os irmãos Neville no Manchester United.
- A ideia surgiu do que vos fala. Eu amo aquela foto do Maestro com os moleques. Um dia, vendo um filme sobre o Manchester United, tive essa epifania. Aí, falei com o Maestro (que não conhecia) e começamos o filme completamente independentes - narra Daniel Furiati.
A famosa foto foi enquadrada e recebeu a inscrição "Craque o Flamengo faz em casa".
Documentário "A Turma do Maestro Junior" depende de financiamento coletivo para ir ao ar — Foto: Divulgação
O começo independente se transformou em material que conta com mais de 15 entrevistas, todas realizadas pelo jornalista e escritor rubro-negro Marcelo Dunlop, além de 50 horas de material captado.
O documentário tem Junior como grande protagonista e o pedido do filho Rodrigo para que voltasse ao futebol brasileiro quando ele defendia o Pescara, da Itália, como pontos de partida. A importância de jogadores cascudos como Gilmar, Zinho, Gottardo, Uidemar e Gaúcho para darem sustentação a uma molecada bagunceira e talentosa também tem grande destaque no material.
Financiamento coletivo
Para ir ao ar em agosto, mês que marca os 30 anos da última partida de Junior pelo Flamengo - vitória por 1 a 0 sobre o Zaragoza-ESP, em torneio disputado em Milão -, a produtora Caribe Produções, responsável pelo documentário "A turma do Maestro Junior" abriu um financiamento coletivo no site "benfeitoria".
A meta é atingir R$ 140 mil. Até o momento foram arrecadados cerca de R$ 13 mil. Clique aqui e saiba mais.
Produtora:
Caribe Produções Ltda;
Produção, Direção e Roteiro:
Daniel Furiati Sroulevich;
Co-Diretor:
Raphael Vieira;
Entrevistas:
Marcelo Dunlop;
Direção de Produção:
Gabriel Paes;
Som Direto:
Léo Cruz
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv