Índio, Júnior, Santos... Flamengo já foi casa de paraibanos; veja quem defendeu as cores do clube

publicidade

O sorteio da terceira fase da Copa do Brasil colocou o Flamengo frente a frente com um tradicional adversário do Nordeste: o Botafogo-PB . O confronto começa no Estádio Castelão , em São Luís, e será encerrado no Maracanã . O duelo marca o reencontro do clube carioca com o futebol paraibano, que, ao longo das décadas, forneceu atletas para o Rubro-Negro — alguns ídolos históricos, outros com passagens mais discretas.

Júnior liderou o Flamengo na conquista da Copa do Brasil de 1990 — Foto: Reprodução: Flamengo

O maior exemplo é Leovegildo Lins da Gama Júnior , o “Maestro”. Natural de João Pessoa, Júnior chegou ao Flamengo em 1974, aos 19 anos, vindo das categorias de base. Atuou em duas passagens pelo clube: a primeira, de 1974 a 1984, e a segunda, entre 1989 e 1993, já como meio-campista. Somando 874 jogos e 77 gols, ele é o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Mengão. Entre os títulos conquistados estão quatro Brasileiros , uma Libertadores e o Mundial de Clubes de 1981.

Outro nome com história no clube é Índio , atacante nascido em Cabedelo e que também foi o primeiro paraibano a vestir a camisa da Seleção Brasileira . Pelo Flamengo , atuou entre 1951 e 1957, somando 202 jogos. Foi tricampeão carioca (1953, 1954 e 1955) e conquistou diversos torneios nacionais e internacionais da época.

Índio é o 11º maior artilheiro da história do FLA — Foto: Reprodução

Mais recentemente, o goleiro Santos , natural de Cabaceiras, integrou o elenco campeão da Copa do Brasil e da Libertadores de 2022 . Após poucas chances com Paulo Sousa , ganhou espaço com Dorival Júnior e foi peça importante nas conquistas daquele ano. Em 2023, perdeu espaço para Matheus Cunha e depois para Rossi . Posteriormente deixou o clube rumo ao Fortaleza .

Outro que passou pela Gávea foi Marcelinho Paraíba , que chegou em agosto de 2008, após anos na Alemanha. Também há casos de passagens menos marcantes. Em 2015, o meia Almir , nascido em João Pessoa, foi contratado após se destacar no Bangu . No entanto, fez apenas nove jogos antes de retornar ao clube carioca de origem, sem deixar impacto na torcida.

Santos conquistou a Libertadores com o Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

O jogo entre Botafogo-PB e Flamengo pela Copa do Brasil 2025 será mais um capítulo da relação entre o clube carioca e a Paraíba. Desta vez, com o Castelão, em São Luís, como palco da partida de ida, já que o Belo vendeu o mando de campo por um valor recorde .

Fonte: Globo Esporte