Iluminação do Maracanã: mudança escurece arquibancada, e administração promete melhorias

Com refletores de LED no lugar da iluminação colocada para a última reforma em 2013, o Maracanã ganhou efeitos de luzes de estádios modernos. Mas a arquibancada escurecida no primeiro jogo totalmente noturno - a derrota do Fluminense para o Cruzeiro na quinta-feira, pela 14ª rodada do Brasileiro - provocou questionamentos nas redes sociais.

Nova iluminação do Maracanã aumentou padrão para o campo, mas ainda não contempla torcedores — Foto: André Durão

Segundo a administração do Maracanã, o efeito é provocado por refletores ainda antigos, estes voltados para os torcedores, que serão trocados nos próximos 45 dias. O estádio é administrado por Flamengo e Fluminense , em concessão até 2044.

Nova iluminação do Maracanã tem arquibancadas mais escuras — Foto: André Durão

O ge entrou em contato com o Maracanã, que afirmou seguir “novo conceito de iluminação de arenas do gramado mais iluminado que a arquibancada”. A assessoria do estádio também afirma que a mudança deixou o estádio em padrão Nível A para final de Copa do Mundo e atende a parâmetros de Fifa, Conmebol e CBF.

A administração reconhece que há necessidade de reforma dos refletores mais antigos. De acordo com a nota, "as luzes de plateia que iluminam a arquibancada ainda são antigas, desgastadas, têm vapor metálico. E serão substituídas por projetores em LED, fazendo com que a sensação atualmente percebida seja reduzida".

Arias tenta o drible com torcedores, ao fundo, na "escuridão" do Maracanã — Foto: André Durão

A concessão do Maracanã prevê série de intervenções dos administradores do estádio. Em entrevista ao ge no ano passado, o diretor geral do estádio, Severiano Braga, detalhava os planos do Consórcio Fla-Flu para dobrar a arrecadação com patrocinadores e promover vida no estádio fora dos horários de jogos, com restaurantes e cafés durante o período de visitação.

Imagem Letícia Marques Imagem André Durão
— Foto 1: Letícia Marques — Foto 2: André Durão

O Maracanã vai ter obras para ampliar e modernizar o museu dentro do estádio, o que era previsto em edital. Também há outras modificações que, entre o Maracanã e o Maracanãzinho, vão custar em torno de R$ 140 milhões.

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade