O exuberante futebol apresentado pelo Flamengo de Jorge Jesus já leva rubro-negros que construíram ou vivenciaram a história do clube a posicionar a atual equipe sob perspectiva histórica. Quando foi a última vez nos últimos 30 anos que se viu um time jogando tão bem? A principal geração do Flamengo, da década de 80, foi a que conquistou mais títulos e jogou mais bonito. Então, seria natural buscar referências entre os campeões do mundo em 81. Os ouvidos pelo Jogo Extra entendem que há elementos na equipe de Jesus que se assemelham ao futebol jogado nos áureos tempos.
— Pode suceder o time dos anos 80, sim — opina o ex-jogador Andrade, o Tromba, que está entusiasmado com Gerson: — É uma equipe que tem alegria em jogar, entra em campo não só com responsabilidade, mas para se divertir. Nosso time fazia isso. O que todo mundo gostava.
Mas todos os entrevistados ressaltam que a atual formação precisa chegar aos títulos relevantes para justificar o encantamento. Como aconteceu com a geração tricampeã estadual entre 1999 e 2001 ou o time do hexa em 2009. É o que pondera o ex-lateral Leandro, apesar de admitir que é possível fazer uma comparação com o time dos anos 1980.
— Tem semelhanças. Laterais que apoiam, meias habilidosos, artilheiros, gosta de ficar com a bola. É proporcional ao nível dos jogadores. Mas é cedo para falar ainda. Tem um elenco fabuloso, mas não ganhou nada. Está ganhando corpo, confiança, os torcedores estão acreditando, e a fase é excelente — vibra.
Certo é que estão deixando a torcida sonhar.
Angelim vê elenco melhor que em 2009
A liderança no Brasileiro leva ao questionamento sobre o time do Flamengo atual e o de 2009. Mesmo com uma arrancada inesperada, a equipe comandada por Andrade chegou ao título. Mas para o herói do hexa, Ronaldo Angelim, o elenco atual é superior ao que ele jogou.
— Em termos de elenco é, agora tem que se confirmar ganhando alguma coisa. Mas com certeza vai ser, vamos ganhar a Libertadores e o Brasileiro — torce o ex-zagueiro, que atuou ao lado de jogadores que fizeram história no Flamengo, como Petkovic e Adriano.
Segundo Andrade, a diferença é que em 2009 o Flamengo montou um bom time, mas não um elenco.
— É um time com jogadores com tanta qualidade quanto. Difícil encontrar Adriano, Pet, Juan, Leo Moura. Zaga equilibrada. Só que não tinha tantas peças para trocar — recorda, enaltecendo ainda o trabalho de Jesus.
— Ele teve leitura rápida e encaixou bem as peças.
O Flamengo enfrenta o Avaí no próximo sábado, depois de bater o Palmeiras por 3 a 0 no Maracanã. A partida seguinte será em Brasília. Desfalcam a equipe o atacante Bruno Henrique, com a seleção brasileira, além de Arrascaeta, Berrio e Rodrigo Caio, este suspenso.