Flamengo e Bolívar iniciam nesta quinta-feira (13), às 21h30 (de Brasília), a definição de quem vai se classificar nas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores . A partida no Maracanã, com transmissão ao vivo do Disney+ , abre o confronto, que será definido uma semana depois, no mesmo horário, mas em La Paz, na Bolívia.

Jogar na capital boliviana, a mais de 3.500 metros do nível do mar, é um problema eterno para as equipes brasileiras. Quem conhece bem a dificuldade de atuar nessas condições, como o ex-lateral-esquerdo Juan, é capaz de dar dicas para o time de Tite abrir vantagem logo de cara.

"Seria muito interessante se o Flamengo conseguisse abrir uma vantagem boa aqui no Brasil", falou o antigo camisa 6, em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br .

"A gente sabe a diferença técnica dos times. Ir com um placar bem tranquilo para a Bolívia é essencial, porque jogar lá na altitude é muito difícil. A bola fica muito rápida, falta o ar. Uma vantagem no primeiro jogo seria muito importante", completou.

Campeão brasileiro pelo Flamengo em 2009, Juan teve a chance de enfrentar o Bolívar em La Paz três anos depois, quando vestia a camisa do Santos , curiosamente na fase de oitavas de final da Libertadores. Na ocasião, o Peixe perdeu por 2 a 1 fora de casa, mas se recuperou e aplicou um inesquecível 8 a 0, com show de Neymar e Ganso na Vila Belmiro.

A goleada em terras brasileiras amenizou a situação, mas Juan até hoje lembra do que sentiu ao atuar na altitude.

"É como se a gente estivesse ofegante o tempo todo. Realmente não tem ar. Não é fácil jogar lá. Das vezes que eu fui, senti um cansaço muito rápido. A cada estimulo de velocidade eu já ficava muito ofegante, o que não acontecia no nível do mar. É muito difícil", finalizou o ex-jogador.

Onde assistir a Flamengo x Bolívar na Libertadores?

Flamengo e Bolívar se enfrentam no jogo de ida da Libertadores nesta quinta-feira (15), às 21h30 (de Brasília). A partida terá transmissão exclusiva do Disney+ .

Próximos jogos do Flamengo: