O atacante Luis Suárez, que está brilhando no Grêmio nesta temporada, por pouco não antecipou sua passagem no futebol brasileiro. Em entrevista a revista Placar, o uruguaio de 36 anos confirmou a história de que um olheiro do Flamengo não aprovou sua contratação quando era mais jovem.
— É verdade (essa história). Em 2004... 2005, creio, que o Flamengo foi me ver jogar, me disseram que havia o interesse, mas que não gostaram. Nessa época eu errava muitos gols, e é normal. Acontecem muitas situações com jogadores jovens, de 17, 18 anos que vão, fazem testes em outras equipes e não vão bem — disse Suárez em entrevista à revista Placar.
Após ser observado em Montevidéu pelo olheiro Andrade, ex-jogador e ídolo do Flamengo, Suárez, que tinha 19 anos e era tratado como uma promessa no Nacional do Uruguai, foi contratado pelo Groningen, da Holanda, no mesmo ano e em apenas uma temporada chamou a atenção do Ajax e começou a ter sucesso no futebol europeu.
Além do Ajax, Suárez jogou no Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid, na Europa. O atacante retornou ao Nacional, na temporada passada, e agora veste a camisa do Grêmio. No clube gaúcho, o uruguaio, de 36 anos, tem oito gols marcados e quatro assistências em 10 partidas disputadas.