Logo Netfla

Há 38 anos, Zico comandou o Flamengo no primeiro jogo da final da Libertadores contra o Cobreloa

O dia 13 de novembro de 1981 está marcado na história do Flamengo e na memória de milhões de rubro-negros. Há exatos 38 anos, o time da Gávea, comandado por Zico, vencia por 2 a 1 o Cobreloa (CHL), no primeiro jogo da decisão da Copa Libertadores. Os quase 100 mil rubro-negros viram uma atuação de gala do camisa 10, que marcou os dois gols da vitória no Maracanã.

O primeiro tempo foi de amplo domínio do Flamengo. Tanto que, ainda aos 30 minutos, Zico fez o seu segundo gol na decisão, batendo pênalti sofrido por Adílio. A cobrança foi clássico: bola de um lado, Wirth, o goleiro rival, do outro.

Antes, Zico havia aberto o placar com outra contribuição de Adílio, que fez o pivô e deixou o meio-campista em condições de finalizar cara a cara com Wirth. Assim relata o livro "1981 - O primeiro ano do resto de nossas vidas", de Maurício Neves de Jesus, com Arthur Muhlenberg e Lucas Dantas, de 2011.

O 2 a 0 antes do intervalo acabou sendo pouco pelo volume ofensivo do time no primeiro tempo. O próprio Zico, além de Júnior, tiveram boas chances. Na volta do intervalo, o Cobreloa descontou, de pênalti, com Merello. Nunes, camisa 9 rubro-negro, perdeu outras chances no fim, e o Flamengo venceu.

Uma semana depois, a equipe de Carpegiani visitou o Cobreloa no Estádio Nacional de Santiago, no Chile. A derrota por 1 a 0 forçou a partida de desempate entre os clubes na decisão da Libertadores em 1981. O terceiro confronto foi em 23 de novembro, em Montevidéu, e o Flamengo venceu por 2 a 0 - com mais dois gols de Zico - e conquistou a América pela primeira vez.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2X1 COBRELOA


Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de novembro de 1981
Público: 93.985 pagantes
Árbitro: Carlos Sposito

FLAMENGO: Raul; Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico (Baroninho) - Técnico: Paulo César Carpegiani.

COBRELOA: Wirth; Tabilo, Rojas, Mario Soto e Escobar; Jiménezes, Alaroón e Merello; Puebla, Siviero e Muñoz (Rubén Gómez) - Técnico: Vicente Cantatore

Gols: Zico (12'/1ºT e 30'/1ºT) e Merello (22'/2ºT)

1981 - Flamengo x Cobreloa

Zico fez dois gols na primeira partida da decisão da Copa Libertadores de 1981 (Foto: Reprodução)

Fonte: Lancenet

Comentários

Jogos

Próximo jogo 1 dia, 16 horas a partir de agora
Brasileirão - Série A
SantosSantos
X
FlamengoFlamengo
Dom 08/12 / Vila Belmiro / 16h00
Brasileirão - Série A
FlamengoFlamengo
6 x 1
AvaíAvaí
Últimas
+ Lidas da semana