O Flamengo enfrentará o Bayern de Munique nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. O jogo será disputado no domingo (29), às 17h (de Brasília), em Miami, e traz uma boa lembrança histórica para o rubro-negro. Em julho de 1994, no único encontro entre as duas equipes, os brasileiros venceram os alemães por 3 a 1, com gols de Rogério Lourenço, Marquinhos e Sávio.
- 'Fase que não dá pra escolher adversário, pode vir todo mundo': Nas redes sociais, Flamengo diz que jogo contra o Bayern é 'confronto de gigante' e avisa
- Veja data e horário: Bayern será o adversário do Flamengo nas oitavas de final do Mundial de Clubes
A partida foi disputada em Kuala Lumpur, na Malásia, válida pela final do Torneio SEE'94 — ou Torneio Internacional de Kuala Lumpur —, campeonato amistoso organizado como parte das comemorações pelo Estádio Shah Alam. Com capacidade para 81 mil pessoas e um custo de 177 milhões de dólares à época, ele havia sido inaugurado no dia 16 de julho daquele ano.
Marcelo Barreto: Flamengo mantém invencibilidade no Mundial de Clubes e elenco intacto para enfrentar o Bayern de Munique
Seis equipe estiveram presentes, divididas em dois triangulares. Um deles tinha o Flamengo, o Leeds United (Inglaterra) e a seleção olímpica da Austrália. No outro, estava o Bayern, o Dundee United (Escócia) e a seleção do estado malaio de Selangor, anfitrião do torneio. Milan (Itália) e Celtic (Escócia) desistiram de última hora.
Àquela altura, estava sendo disputada a Copa do Mundo dos Estados Unidos, iniciada no dia 17 de junho e decidida em 17 de julho, com o Brasil conquistando o tetracampeonato contra a Itália. Por esse motivo, o Flamengo nem podia contar com o goleiro Gilmar, que fez parte do grupo convocado por Carlos Alberto Parreira — O GLOBO noticiou à época que o jogador negociava renovação de contrato com o então presidente Luiz Augusto Veloso.
Em meio à Copa do Mundo
Para se manter em atividade, o rubro-negro, então treinado por Carlinhos "Violino" e longe de contar com um grande time, disputou alguns amistosos pelo Brasil, segundo lembrado pelo site "Flamengo Alternativo", e recebeu convites para atuar no exterior. Entre eles, estava o torneio na Malásia.
Nesta viagem, o Flamengo levou muitos jogadores jovens formados em sua base. A grande liderança técnica do elenco era o atacante Sávio, depois vendido ao Real Madrid. O também atacante Rodrigo Mendes ainda dava os primeiros passos na carreira. Por sua vez, nomes como o zagueiro Índio, o meia Nélio e o lateral Charles Guerreiro ficaram no Brasil.
No Torneio de Kuala Lumpur, apenas os líderes de cada chave avançavam à final. Sem muitas surpresas, Flamengo e Bayern cumpriram seus deveres. O time brasileiro empatou sem gols com os australianos na estreia, e venceu o Leeds por 2 a 1 no segundo jogo, com gols de Rodrigo Mendes e Magno. Do outro lado, os alemães bateram o Dundee por 2 a 0 e golearam Selangor por 4 a 0.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/c/m/GrikbeTEOhIF2Erri5OA/screenshot.png)
A final foi disputada no dia 23 de julho, e o favoritismo era do Bayern, por mais que não pudesse contar com um quarteto que disputou a Copa do Mundo: o lateral tetracampeão Jorginho, ex-Flamengo, os alemães Lothar Matthaus e Thomas Helmer, e o colombiano Adolfo Valencia.
A escalação do Flamengo na final foi: Adriano; Henrique, Gélson, Rogério Lourenço e Marcos Adriano; Fabinho, Marquinhos, Hugo e Rodrigo Mendes; Charles e Sávio. Técnico: Carlinhos.
E fez valer esse status logo aos 17 minutos do primeiro tempo, quando o atacante Jean-Pierre Papin abriu o placar diante de mais de 60 mil pessoas no Shah Alam. O francês converteu o pênalti que ele mesmo sofreu, cometido pelo goleiro Adriano, ainda expulso no lance.
Mesmo com um a menos, porém, o Flamengo buscou a virada e conquistou o título (veja os gols no final da matéria) . Na marca dos 30, Rogério Lourenço cobrou com falta com perfeição e colocou a bola no ângulo. Já no segundo tempo, também aos 30, Marquinhos cortou um marcador pela direita da grande área, e contou com um desvio para vencer o goleiro em um chute cruzado. Nos instantes finais, Sávio sacramentou o 3 a 1 em contra-ataque mortal.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/J/T/cBG9z8TYSGzpE8YZTS5Q/screenshot-3-.png)
Com o título do SEE'94, o rubro-negro ainda embolsou 20 mil dólares. Depois, seguiu para a Europa para fazer amistosos com o Celtic, tendo empatado duas vezes. Agora, após 31 anos, Flamengo e Bayern de Munique voltarão a se encontrar, em um jogo oficial e com as melhores equipes à disposição, por uma vaga nas quartas do Mundial.