No dia 12 de janeiro de 2011, o Flamengo via a Gávea lotada para receber Ronaldinho Gaúcho, a principal contratação da gestão Patrícia Amorim. Nesta terça-feira, o evento que parou a Zona Sul do Rio de Janeiro completa 10 anos, e o ESPN.com.br relembra como foi esse dia.
Depois de uma longa negociação desde a saída do craque do Milan , o Flamengo venceu a disputa com Palmeiras e Grêmio para ter Ronaldinho Gaúcho.
Com muita empolgação, o clube tratou a chegada de R10 com o slogan: 'o melhor do mundo no maior do mundo'. Mais de 20 mil pessoas lotaram a Gávea para receber o astro.
Por conta da quantidade de pessoas, o Flamengo utilizou o campo para abrigar os rubro-negros. Nas arquibancadas, uma verdadeira festa de carnaval. Bateria de escola de samba, sambistas e artistas marcavam presença no palco. Até mesmo Vagner Love, que havia retornado ao CSKA seis meses antes foi dar boas-vindas ao amigo.
Assim que Ronaldinho Gaúcho apareceu, os mais de 20 mil torcedores foram à loucura. Antes de pegar o microfone, o jogador recebeu um beijo da presidente Patrícia Amorim e, em seguida, falou com os torcedores.
Com poucas palavras, o craque soltou a frase que se espalhou pelo mundo: "Nação rubro-negra, estou fechado com vocês. E agora eu sou mengão", dizia o craque, causando um alvoroço na Gávea.
Em campo, altos e baixos, momentos de magia e tensão marcaram a passagem do craque. Em 2011, ele comandou a equipe na conquista do Campeonato Carioca e na classificação para a vaga na Conmebol Libertadores do ano seguinte.
A partida mais emblemática da passagem foi o 5 a 4 no Santos , na Vila Belmiro. No duelo que marcou o encontro de Ronaldinho Gaúcho contra Neymar, R10 anotou três gols e comandou a vitória do Flamengo, que saiu perdendo de 3 a 0, empatou o jogo, mas viu o Peixe ficar na frente. Depois do 4 a 3, o time carioca virou para 5 a 4 com a magia do 'Bruxo'.
No entanto, 2012 foi um ano turbulento e que marcou a despedida do craque.Com salário atrasado, Ronaldinho Gaúcho colecionou indisciplina durante o tempo com a camisa do Flamengo. Com o passar do tempo, brigou com Vanderlei Luxemburgo, e o treinador acabou demitido.
Já com Joel Santana, o Flamengo caiu na fase de grupos da Libertadores. Meses depois, no dia 1º de junho de 2012, as partes chegaram a um acordo de rescisão, e o 'Bruxo' rumou para o Atlético-MG .