Guerrero deixou o gramado da Ilha do Urubu, na última quarta-feira (19), revoltado com a arbitragem. Não foi a primeira vez, tampouco será a última. Durante o empate por 2 a 2 com o Palmeiras, o atacante do Flamengo foi caçado pela dupla Mina e Luan e fez questão de exibir as marcas que arranhões e beliscões do zagueiro colombiano deixaram no corpo. Depois do apito final, ele cobrou providências do Rubro-negro, que entregará os vídeos à CBF. Só que, no meio de tudo isso, uma estatística incômoda pesa contra o peruano.
De acordo com os números do Footstats, Guerrero é o jogador mais faltoso do Campeonato Brasileiro. Foram 38 infrações nos dez jogos que disputou. O atacante fez mais faltas, por exemplo, do que os volantes Andrei Girotto (Chapecoense) e Igor (Atlético-GO) - dois nomes colocados entre os principais na estatística -, além de mais do que o dobro de Everton (18) e Márcio Araújo (17), 2º e 3º colocados, respectivamente, no time rubro-negro.
Guerrero não é um jogador violento, mas a disputa com os zagueiros costuma ser intensa, o que ocasiona por vezes faltas em jogadas aéreas e trancos nos adversários. A briga por espaço causa uma espécie de reciprocidade não tão bem-vinda, já que o atacante comete mais infrações do que sofre.
No Flamengo, Guerrero é apenas o segundo na estatística e já foi parado 30 vezes com infrações - Diego é o líder, com 45. O time Rubro-negro também não está entre as cinco maiores vítimas ou na lista dos mais faltosos.
A relação do atacante com juízes e zagueiros é delicada, tanto que ele já recebeu três cartões amarelos e cumpriu uma suspensão no Brasileiro. Se não há um indício de entendimento com a arbitragem, Guerrero ao menos tem outros números para comemorar.
Com 18 gols em 30 partidas em 2017, o peruano já alcançou a melhor temporada da carreira no que diz respeito ao desempenho individual. A busca por marcas expressivas e títulos continua. Se controlar as emoções, o artilheiro tem ainda mais chances de gravar o nome na história do Flamengo.