Grêmio emite nota expondo a defesa do suspeito de cometer racismo contra Carlinhos

O Grêmio se manifestaou nesta segunda-feira (23) sobre um grave incidente de injúria racial que teria ocorrido durante a partida entre as equipes no domingo (22), pelo Campeonato Brasileiro. O atacante Carlinhos, do Flamengo, foi alvo de uma suposta ofensa racista ao deixar o campo após ser expulso. Um vídeo circula nas redes sociais, mostrando o momento em que o jogador se dirige ao túnel de acesso aos vestiários, enquanto uma voz nas arquibancadas teria proferido o termo racista "macaquinho".

Em resposta ao episódio, o Grêmio divulgou uma nota oficial afirmando que identificou o torcedor acusado e obteve sua versão dos fatos. Segundo o clube, o torcedor negou ter utilizado termos racistas e declarou que o que teria dito foi "Tá bravinho?", uma provocação que, segundo ele, foi repetida por uma criança que o acompanhava no jogo. O Grêmio informou que o torcedor costuma assistir aos jogos no mesmo local, próximo ao túnel de acesso ao campo, e que presenciou o momento em que Carlinhos quebrou a cabine do VAR após a expulsão.

"Indagado pelo Clube, o torcedor afirmou que [...] falou ‘tá bravinho?’, frase que foi repetida por uma criança que estava ao seu lado", destacou a nota oficial do Grêmio, que também se comprometeu a cooperar com as autoridades na investigação do caso e está avaliando outras medidas em relação ao incidente.

Por outro lado, o Flamengo divulgou uma nota repudiando o ocorrido e dando total apoio ao atacante Carlinhos. O clube alega que o vídeo, divulgado por um veículo de imprensa, mostra claramente uma voz proferindo o termo "macaquinho" em direção ao jogador. O Flamengo aguarda um posicionamento oficial da CBF sobre o incidente e reforçou sua postura firme contra qualquer forma de racismo.

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Carlinhos sofreu injúrias raciais ao deixar o campo após ser expulso [...] O jogador diz ter escutado imitações de macaco e, em um vídeo de uma matéria do veículo ‘Lance!’, ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra ‘macaquinho’", declarou o Flamengo.

Fonte: S1Live