Gramado ruim coloca Brasília em risco como casa do Flamengo no Brasileiro

flamengo x figueirense brasília (Foto: Fred Gomes) Gramado do Mané Garrincha no Flamengo x Figueirense recebeu críticas (Foto: Fred Gomes)

Para aliar a necessidade de encontrar uma casa, na ausência do Maracanã, a novas fontes de renda para manter as contas em dia, o Flamengo deu preferência a Brasília para mandar suas partidas de maior apelo, principalmente no Campeonato Brasileiro. No entanto, a deterioração do gramado do Estádio Mané Garrincha coloca esse planejamento em risco. Comissão técnica e diretoria estão atentas ao fato e já chamaram a atenção do governo do Distrito Federal.

- Em Brasília, hoje o desafio é a manutenção do campo, que está sendo ruim, e com isso pode perder jogos lá. O gramado está degradado, por isso estamos conversando com a administração do estádio, com a empresa responsável pelo gramado e com o Comitê Olímpico. Nossa ideia é que haja uma colaboração entre as partes para que o campo melhore - explicou Fred Luz, diretor geral do Flamengo.

Muricy Ramalho elogiou as condições do campo após o Fla-Flu do dia 21 de fevereiro, mas já houve queixas no jogo contra o Figueirense, em 9 de março. Na última quarta-feira, o técnico do Fluminense, Levir Culpi, reclamou muito do campo após a partida contra o Internacional. Dirigentes e integrantes da comissão técnica do Rubro-Negro comentaram o fato internamente ao observarem o jogo do rival. Nesta quarta-feira, o Flamengo enfrenta o Vasco no Estádio Mané Garrincha.

A Greenleaf, empresa responsável pela implantação e manutenção do gramado do Mané Garrincha, teve encerrado em 12 de fevereiro seu contrato com a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), empresa que trata da administração do estádio. Como o acordo não previa renovação e como não houve novo processo de licitação junto à Secretaria Adjunta de Turismo do Distrito Federal, o campo não vem sendo tratado da maneira correta e, por isso, está em mau estado de conservação.

Dessa forma, o Flamengo tem agendada nos próximos dias uma conversa com a Greenleaf, pois cogita um acordo para que a empresa volte a fazer o tratamento do gramado, visando principalmente ao Campeonato Brasileiro. Do acordo também faria parte o Comitê Olímpico Brasileiro, já que haverá cerca de 10 partidas do torneio de futebol dos Jogos no Estádio Mané Garrincha.

O Flamengo já decidiu que fará em Volta Redonda a maior parte de seus jogos como mandante no Brasileiro, mas tem Brasília como alternativa principal para as partidas de maior apelo. Por isso já conversa com os clubes adversários. Também não está descartada a realização do Fla-Flu de outubro na Arena da Amazônia, em Manaus.

- Nosso planejamento em relação a isso está definido e bem alinhado. Não houve qualquer modificação. Precisamos da aprovação de clubes e federações e estamos tratando disso. O desgaste dos jogadores é real, mas está dentro do planejado - ressaltou Fred Luz.

Governo do Distrito Federal promete baixar taxas para atrair clubes

Enquanto tenta ajustar o problema do gramado do Mané Garrincha, o governo do Distrito Federal prepara o terceiro decreto para conceder descontos de uso do estádio e vencer a concorrência com outras praças que também tentam trazer partidas de apelo nacional. Originalmente, em decreto de 9 de agosto de 2013, o aluguel do estádio era de 15% da renda bruta - com desconto para 13% em caso de "combo" de quatro jogos fechados. Mas desde o ano passado que as negociações levam a metade desse custo, com clubes e empresas negociando para pagar 7% a 8% da renda em aluguel do estádio.

Osvaldo marca contra o Inter  (Foto: Nelson Perez / Fluminense / DVG) Estado do campo no jogo Fluminense x Internacional chamou a atenção do Flamengo e foi motivo de insatisfação de Levir Culpi (Foto: Nelson Perez / Fluminense / DVG)

A Secretaria Adjunta de Turismo do Distrito Federal tem reunião programada com o Flamengo, o principal alvo - pela grande torcida em Brasília -, para a semana que vem. A ideia é definir quais jogos o Rubro-Negro vai levar para Brasília e negociar um desconto maior para atrair o Flamengo e seus adversários. A diretoria carioca já iniciou contatos com os adversários do Brasileiro para não haver exigências acima do previsto - leia-se, pedidos de cota fixa que inviabilizassem a partida.

Em outra frente, o Flamengo aproveita o bom relacionamento com o governo do DF e também com o Comitê Organizador dos Jogos 2016 - Rodrigo Tostes, ex-vice de finanças do presidente Eduardo Bandeira de Mello, é diretor geral de operação das olimpíadas - para conseguir a liberação do estádio até agosto, quando o Mané Garrincha será exclusivamente cedido para quatro jogos de futebol da Rio 2016.

O secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena, ainda não adianta quais condições serão mexidas nesse novo decreto. No início do ano, dia 4 de janeiro, ficou estabelecido - em segundo decreto - que seria de competência do "secretário adjunto de Turismo autorizar o uso dos mencionados bens públicos por particulares com redução do preço público, caso reconheça, justificadamente, a existência de relevante interesse público, instruindo os autos com os documentos pertinentes." O decreto valia também para o centro de convições, pavilhão de exposições e outros bens públicos do Distrito Federal.

- Vai sair um novo decreto, em abril, de regulamentação do estádio, do centro de convenções. A ideia é aprimorar e atualizar o decreto. Quando publicamos o primeiro em 2013 não existia esse mercado dos clubes levando jogos para fora dos estádios de origem - justificou o secretário do DF Jaime Recena.

Com a concorrência de outras praças no Brasileiro - Arena Pantanal (Cuiabá), das Dunas (Natal) e Amazônia (Manaus) - e diversificação de local de partidas, por exemplo, do próprio Flamengo em São Paulo - 30 mil pessoas no Fla-Flu do Pacaembu há uma semana -, a intenção do poder público em Brasília é, por decreto, atrair mais jogos para a praça esportiva da capital federal.

Fonte: Globo Esporte