Governo do RJ inicia montagem de hospital de campanha no Complexo Maracanã

O Governo do estado do Rio de Janeiro iniciou a montagem de um hospital de campanha no Complexo Maracanã para o atendimento de vítimas de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. As primeiras instalações começaram a ser montadas no Célio de Barros, pista de atletismo desativada do local.

Célio de Barros — Foto: Fred Huber/GloboEsporte.com

Célio de Barros — Foto: Fred Huber/GloboEsporte.com

A previsão é de que 400 leitos sejam construídos no local, a maioria no Célio de Barros. Outros espaços do complexo, que conta também com o estádio do Maracanã, o Maracanãzinho e o Parque Aquático Júlio Delamare, serão utilizados. A princípio, não haverá construções no gramado do Maracanã, conforme noticiado na noite da última segunda-feira, pelo "Uol". Vestiários também não serão utilizados.

O procedimento foi iniciado após Flamengo e Fluminense, atuais administradores do Maracanã, chegarem a um acordo com o governo estadual, detentor do estádio.

Maracanã visto de cima — Foto: Emerson Rocha - Repórter Aéreo na Mix e Paradiso

Maracanã visto de cima — Foto: Emerson Rocha - Repórter Aéreo na Mix e Paradiso

Diferentemente do Pacaembu, em São Paulo, onde foi montado um hospital de campanha no gramado, o campo do Maracanã não será utilizado. Uma série de fatores foi levada em conta para isso. Além da preservação do mesmo, foi considerada a longevidade do hospital e também a acessibilidade

No Célio de Barros, os leitos poderão seguir sendo utilizados, caso necessário, mesmo quando os campeonatos de futebol forem retomados. O local também é mais acessível para a entrada e saída de ambulâncias.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) estendeu a paralisação das atividades até o dia 30 de abril . Os clubes do Rio deram férias de 20 dias a seus jogadores neste período.

O Maracanã é mais um dos complexos esportivos a serem disponibilizados para o combate ao coronavírus no Brasil. Diversos clubes colocaram estádios, centros de treinamento, ginásios e/ou outras instalações à disposição das autoridades.

Fonte: Globo Esporte