Gonzalo Plata não deve voltar a campo tão cedo. Segundo informações divulgadas pelo portal ge , o atacante equatoriano seguirá fora dos planos de Filipe Luís por mais algumas semanas. A previsão é que ele só esteja disponível novamente durante o Super Mundial de Clubes da Fifa, que acontece em junho, nos Estados Unidos.
Com isso, o jogador continuará como desfalque em partidas importantes do Flamengo, incluindo o confronto contra a LDU, pela Libertadores, além de compromissos pelo Brasileirão e Copa do Brasil. Ao todo, serão mais seis jogos sem contar com o camisa 19: LDU, Botafogo, Botafogo-PB, Palmeiras, Deportivo Táchira e Fortaleza.
O problema de Plata é um edema ósseo no joelho, diagnosticado antes do primeiro embate com a LDU, em Quito, quando o equatoriano seria titular. Apesar de uma breve melhora, as dores reapareceram recentemente, o que forçou o Departamento Médico a manter o atleta em tratamento e vetou seu retorno contra Cruzeiro, Central Córdoba e Bahia.
Mesmo com cautela no acompanhamento, os exames recentes confirmaram que o quadro persiste, afastando qualquer possibilidade de retorno antes do início do Mundial. Assim, a expectativa é que o jogador volte a ser opção para Filipe Luís somente no dia 16 de junho, quando o Flamengo enfrenta o Espérance, da Tunísia, em sua estreia na competição internacional.