O Flamengo segue ativo no mercado, tanto na busca por reforços quanto nas negociações de saídas. Nesta quinta-feira (28), o clube confirmou a transferência do goleiro Lucas Furtado para o Vitória de Guimarães, de Portugal. O jogador fazia parte do elenco sub-20 do Rubro-Negro e agora terá sua primeira experiência no futebol europeu.
O vínculo de Furtado com o Flamengo iria até dezembro deste ano, mas o atleta optou por não renovar, já que havia perdido espaço na equipe sub-20 para Léo Nannetti. Assim, em caso de aprovação nos exames médicos, o Rubro-Negro permanecerá com 50% dos direitos econômicos do jovem arqueiro. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Venê Casagrande.
Formado no Ninho do Urubu, Lucas Furtado chegou ao clube ainda no sub-15 e percorreu todo o caminho até chegar ao sub-20. Nas categorias de base, conquistou títulos expressivos, incluindo duas Libertadores e dois Mundiais de Clubes da categoria. Além disso, trabalhou com Filipe Luís, que iniciou sua carreira como treinador no time sub-20 do Mengão.
Um dos momentos de maior destaque do goleiro ocorreu na final da Libertadores Sub-20 deste ano, contra o Palmeiras, em 16 de março. Após o empate no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis, e Furtado brilhou ao defender duas cobranças, sendo peça fundamental na conquista do bicampeonato continental.
Na temporada de 2024, Lucas Furtado disputou 17 partidas e sofreu 17 gols. Sua última participação com a camisa do Flamengo foi registrada no Mundial Sub-20, conquistado no último sábado (23), diante do Barcelona, da Espanha. Apesar de não ter atuado na final em que Léo Nannetti foi o titular, o arqueiro esteve no banco e encerrou sua trajetória no clube celebrando mais uma conquista internacional.