Goleiro do Flamengo que teve câncer é liberado para treino e inicia transição

Nove meses depois de ter sido diagnosticado com um tumor maligno no testículo, o goleiro Raphael Nunes retornou aos treinamentos pelo Flamengo . Foram três meses de quimioterapia (entre outubro e dezembro) até o atleta voltar às atividades de forma gradual.

Gustavo, pai de Raphael, o goleiro Raphael Nunes, e o goleiro Lucas posam após rasparem o cabelo — Foto: Reprodução

Foi na reapresentação na última segunda que Raphael recebeu o "ok" do departamento médico e iniciou o processo de transição no centro de treinamento. O próximo passo é o jovem ir para o gramado e, depois, ser integrado para as atividades com o elenco sub-20.

No período do tratamento, Raphael marcou presença no Ninho em algumas semanas para manter a forma física na academia.

O diagnóstico veio logo após um torneio do sub-18 que aconteceu na Croácia e na República Tcheca, em julho do ano passado. No treino antes de embarcar, Raphael levou uma bolada no local e tratou como uma situação rotineira na vida de um goleiro.

A dor foi considerada comum, desapareceu logo depois, e o jogador continuou as atividades normalmente. Já na Croácia, cerca de cinco dias depois, ele notou um inchaço durante o banho e procurou o departamento médico do Flamengo , que iniciou o acompanhamento.

Raphael Nunes, goleiro do sub-17 do Flamengo, na última sessão de quimioterapia — Foto: Divulgação

As sessões de quimioterapia começaram no mês de outubro e se estenderam até dezembro - com intervalo de duas semanas entre cada uma. Com o tratamento, o goleiro decidiu raspar logo o cabelo, com a ajuda do volante Khauan Schlickman, também da base rubro-negra.

Raphael chegou ao Flamengo em maio de 2021, após uma passagem de destaque no Cruzeiro, e assinou contrato até janeiro de 2026. Em setembro de 2022, ele fez o seu primeiro treinamento junto ao elenco principal e, na época, publicou um registro ao lado do goleiro Santos.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte