O ex-lateral Filipe Luís, multicampeão pelo Flamengo , hoje vive outro desafio pelo clube. O ídolo flamenguista assumiu no meio de janeiro deste ano o cargo de técnico da equipe masculina sub-17. Menos de cinco meses depois, neste sábado (01), levou o time à primeira final.

O Flamengo venceu o Botafogo por 3 a 2, no Engenhão, e garantiu a vaga na decisão. No duelo de ida, o Rubro-Negro havia goleado por 5 a 2. O placar no agregado ficou em 8 a 4.

A final será disputada contra o Vasco, mas a data e o horário ainda não estão definidos.

A campanha

O time flamenguista não teve o melhor desempenho. A competição contou com 12 clubes, que se enfrentaram em 11 rodadas. A equipe de Filipe Luís teve oito vitórias e três derrotas, somando 24 pontos, e terminou na quarta colocação.

O regulamento determina que justamente os quatro primeiros avancem para a semifinal. Por ser o pior dos classificados, o time encarou o Botafogo, que liderou, com 27 pontos. A outra semi foi entre Nova Iguaçu (26 pontos) e Vasco (25).

As únicas três derrotas do Rubro-Negro aconteceram para Vasco (5 a 4), Nova Iguaçu (1 a 0) e Botafogo (3 a 2). Curiosamente, elas aconteceram em sequência, na terceira, quarta e quinta rodada, respectivamente.

Houve apenas uma vitória magra, contra o Volta Redonda, na segunda rodada, por 1 a 0. Em todas as outras partidas, o Flamengo fez três ou mais gols: 5 a 1 na Cabofriense; 6 a 0 no Resende; 6 a 0 no Serrano; 3 a 0 no Fluminense ; 5 a 0 no Sampaio Corrêa; 3 a 0 no Madureira; e 5 a 1 no Olaria.

Quando assumiu o cargo, Filipe Luís falou que um dos objetivos na equipe seria sempre atacar o adversário.

“É muito importante a gente ter essa conexão, não estar separado e que eles possam aprender. A filosofia do Flamengo é roubar a bola do adversário, pressionar sempre e atacar o gol do adversário. É uma filosofia, eu aprendi quando cheguei. É a forma de jogar do Flamengo”, afirmou, à FlaTV.

O ex-jogador tem o sonho de, um dia, treinar a equipe profissional.

“Tenho certeza que vai chegar a hora, tenho certeza que vou ser treinador do Flamengo. É um sonho que tenho e vai chegar”, contou.