A Globo anunciou oficialmente na última sexta-feira (20) que fechou um contrato para transmitir o Campeonato Carioca de 2025. A competição não fazia parte da programação completa da emissora desde 2020, mas retornará no próximo ano. Vale destacar que o torneio contará com os três últimos campeões da Libertadores na disputa.
O acordo foi firmado entre a Globo, a Brax, empresa responsável pela negociação dos direitos de transmissão, e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), que organiza o campeonato. O Carioca começará no dia 12 de janeiro e contará com 12 clubes participantes.
O contrato garante que ao menos 11 jogos sejam transmitidos pela Globo em 11 estados do Brasil, além do Distrito Federal e da cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. As partidas ocorrerão aos sábados, às 16h30 (horário de Brasília), e incluirão dois grandes clássicos: Flamengo x Fluminense, na 9ª rodada, e Flamengo x Vasco, na 10ª.
O canal de TV fechada Sportv também fará parte do acordo e exibirá dois jogos por rodada durante a fase inicial do torneio. Além disso, terá os mesmos clássicos transmitidos pela Globo e, como parte do contrato, transmitirá as duas partidas da semifinal. O canal também poderá transmitir os dois jogos da final.
O Premiere, canal de pay-per-view, exibirá todas as partidas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, embora não haja garantia sobre os jogos do Vasco como mandante. Nos últimos dois anos, os jogos do time cruzmaltino como mandante foram transmitidos pela Cazé TV.
Na primeira fase, a Taça Guanabara, os 12 clubes do campeonato se enfrentarão em um único grupo. Os times participantes são: Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda.
Os quatro primeiros colocados ao final da 11ª rodada garantirão vaga na semifinal do Carioca, enquanto os times classificados entre o 5º e o 8º lugar disputarão a Taça Rio, com o campeão garantindo uma vaga na Copa do Brasil. Tanto as semifinais quanto a final serão disputadas em dois jogos, ida e volta. O time que terminar em último lugar na fase inicial será rebaixado para a Série A2.