O Benfica começou a temporada de forma arrasadora: em oito partidas, são sete vitórias e apenas um empate. Classificado para a fase de grupos da Champions League , o time de Jorge Jesus alcançou a liderança isolada do Campeonato Português após bater o Tondela de virada por 2 a 1 com um gol de Gilberto, aos 43 minutos do segundo tempo.

O lateral, de 28 anos, do clube de Lisboa falou em entrevista ao ESPN.com.br sobre a saída do Fluminense , a grande fase vivida pela equipe e como é ser comandado pelo treinador que marcou época no Flamengo .

"Trabalhar com o Mister tem sido um aprendizado diário. Eu fico observando, tentando absorver tudo o que ele fala e principalmente colocar em prática esses conselhos, tanto nos treinamentos quanto nos jogos. Acredito que evoluí bastante da última temporada para essa e tem muito do dedo dele nisso", disse Gilberto.

O Benfica volta a campo no dia 11 de setembro, quando visita o Santa Clara, pelo Campeonato Português, que terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ .

O que aconteceu nessa temporada pra vocês começarem tão bem?
Eu acho que a gente fez uma pré-temporada muito boa e acho que esse momento passa justamente por isso, por estarmos conseguindo colocar em prática tudo o que a gente trabalhou e planejou. Conseguimos a classificação na Liga dos Campeões, que era um grande objetivo nosso e para mim particularmente uma grande motivação, e estamos com 100% de aproveitamento na Liga. Realmente é um início muito bom, mas a gente sabe que tem muito ainda pela frente. Como a gente costuma falar no futebol, a maneira que se termina é sempre mais importante do que a que se começa. Vamos tentar manter essa regularidade para chegar bem lá no final.

Fale sobre o seu gol contra o Tondela. Você saiu do banco e fez no fim do jogo...
Foi um momento bem emocionante. Eu até falei depois do jogo que o pessoal quase me sufocou na comemoração de tanta alegria (risos). Todo mundo foi pulando e quando eu fui ver já estava a equipe inteira em cima de mim (risos). Ter o torcedor também por perto, de volta ao estádio, foi bem legal. Foi a primeira oportunidade que eu tive de fazer um gol na frente deles, meu primeiro gol tinha sido na Rússia contra o Spartak, e isso vai ficar marcado para sempre na minha memória.

Como surgiu o Benfica na tua vida?
Benfica surgiu naquele momento em que o Mister voltou ao clube. Ele já havia dado alguns indícios que queria a minha contração quando estava no Flamengo e quando ele veio para cá acabou me trazendo. Sou muito grato por isso porque eu tinha muita vontade de voltar a jogar na Europa, em um grande clube daqui como é o Benfica. Estou muito feliz, tem sido muito bom para mim estar aqui e estou tentando aproveitar essa oportunidade da melhor forma possível, mostrando meu futebol, lutando e me dedicando. Tenho a consciência de que se eu seguir fazendo um bom trabalho muita coisa positiva pode acontecer, então vou seguir com esse mesmo foco e dedicação. Espero continuar no Benfica por muito tempo, conquistar títulos e entrar na história do clube.