Gerson promete ajudar jovem de Porto Alegre a realizar sonho no Flamengo; conheça a história

Ryan Ferreira, jogador de 17 anos, viralizou nas últimas semanas após um pedido curioso. Durante a chegada do Flamengo a Porto Alegre, antes do empate com o Inter há um mês, pelo Brasileirão, o jovem pediu ajuda a Gerson, capitão e que volta ao time nesta terça-feira , no duelo do Rubro-Negro com o Fortaleza, para realizar um sonho de fazer um teste no time carioca.

– Eu pedi pra ele me ajudar a fazer um teste no Flamengo, uma passagem para mim ir pro Rio. Ele disse que vai me ajudar – fala Ryan em vídeo gravado pelo produtor de conteúdo RaFla.

Enquanto o capitão dava autógrafos e tirava fotos com os torcedores que estavam em frente ao hotel, Ryan aproveitou a oportunidade para conversar com Gerson. O camisa 8 do Flamengo ouviu atentamente e pediu para um funcionário do clube, que estava no local, anotar o número do celular do jovem.

– Fui lá e esperei eles chegarem, conversei com ele, tive a oportunidade e conversei com ele — contou empolgado.

No vídeo, Ryan não esconde sua admiração pelo craque, que acompanha desde a conquista do Flamengo da Conmebol Libertadores em 2019, conforme revelou o jovem em entrevista ao ge.

O meia tem sido um dos principais protagonistas da boa fase do Rubro-Negro no Brasileirão. Até o momento, o jogador atuou em 53 partidas, somando quatro gols e nove assistências pelo clube.

Dentro e fora do campo, Gerson é conhecido como "paizão" entre os jogadores do clube carioca . O capitão influencia diretamente na evolução dos garotos do Flamengo. O que pode fazer agora com o jovem de Porto Alegre. Segundo Ryan, até esta terça-feira, ninguém do clube entrou em contato. No entanto, ele mantém a esperança de que a atitude renda frutos.

– É um sonho que eu vou estar realizando, que eu queria muito desde pequeno mesmo. Eu vou conseguir. Eu vou dar uma melhora pra minha família e pra favela de onde eu saí. Eu me vejo já um dos melhores do mundo – afirmou ao ge.

Gerson em Flamengo x Bahia — Foto: André Durão / ge

De origem humilde, o jovem nasceu no Morro da Cruz, na Zona Leste de Porto Alegre. A paixão pelo futebol começou quando era criança ao ver Neymar, ex-Santos e atacante Al-Hilal, em campo.

Mas se engana quem pensa que Ryan vive somente de futebol. O garoto atualmente vende doces e antes vendia panos de pratos nas ruas. Em uma matéria exibida pelo Globo Esporte RS, o garoto recebeu um vídeo e o sonhado autógrafo de Neymar em um pano de prato. Ele havia ido à concentração da seleção brasileira na capital e não havia conseguido contato com o ídolo.

Ryan Ferreirinha treinando pelo sub-17, da NS Brasil FC — Foto: Aryel Martins/ RBS TV

Já nos fins de semana, ele se dedica apenas à sua grande paixão. O atleta treina pela categoria sub-17, na NS Brasil FC, uma escolinha de futebol na capital gaúcha. Michael Pires, técnico do Ryan, comenta que o jovem participa do projeto desde o começo e, aos poucos, foi assumindo o papel de liderança entre os novos.

– Ele vai pra cima do problema, ele mete a cara. Esse é o Ryan, ele é assim mesmo – diz o técnico.

A NS Brasil FC, localizada no morro Santa Teresa, é uma organização sem fins lucrativos que, por meio de voluntários da própria comunidade, oferece suporte e chance para jovens que almejam se tornar jogadores profissionais.

– O nosso intuito é fazer o que está acontecendo hoje, as crianças estarem fora das esquinas e dentro do campo de futebol fazendo algum esporte – disse Wellinsom dos Santos, presidente do clube.

Administrada pela comunidade local, a escola de futebol funciona como uma estrutura particular. Aproximadamente 10 colaboradores estão envolvidos diariamente com o projeto, incluindo treinadores, auxiliares técnicos, diretoria, secretaria, tesouraria e a área de alimentação. Os treinamentos acontecem todo os sábados e domingos, em uma quadra que hoje pertence ao projeto.

– O esporte é uma das únicas portas que tirou eles da rua e das esquinas – completa o presidente.

*Reportagem de Andressa Mendes

Fonte: Globo Esporte