Abrir mais reações

Um dos lances mais polêmicos envolvendo a arbitragem durante a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro , a expulsão de Gerson , do Flamengo , ainda no primeiro tempo da partida diante do Santos esteve na mira da análise de Leonardo Gaciba , comentarista da ESPN .

Na visão do ex-árbitro, o lance que gerou o cartão vermelho ao meio-campista por acertar o cotovelo em dividida com o argentino Julio Furch reflete um problema na interferência do VAR em lances de campo no futebol brasileiro.

“Existe uma parte de antebraço. Para mim não tem cotovelada, não vejo gatilho. A atitude dele foi, no mínimo, temerária. Mas aí vêm as orientações que os árbitros recebem: que qualquer contato na cabeça, que não for considerado insignificante, tem que ser punido com cartão vermelho”.

“O Gerson não está disputando a bola, concordo. Então tem que ser cartão vermelho. Para que criar tanta regra se o mais fácil é entender o futebol como um todo?”, disse Leonardo Gaciba durante o F360, da ESPN , nesta quinta-feira.

"Estou ficando meio mal-acostumado. Faço na ESPN jogos do Italiano, do Inglês, Espanhol, e vemos o que é a linha de interferência. Vocês acham um absurdo a interpretação do árbitro de campo o amarelo para o Gerson?”

“Posso até ser polêmico, mas isso que temos que deixar claro, não foi compreendido pelos árbitros até hoje. Esse é o tipo de jogada que o árbitro de vídeo brasileiro tem que perceber que a interpretação de campo deve prevalecer, deve ser respeitada. Há elementos, sim, para cartão vermelho, há elementos para cartão amarelo. Ou seja, a interpretação do campo deve ser respeitada. Você (VAR) não está aqui para melhor decisão. Acho que a decisão de campo deve ser respeitada”

“Tem uma diferença: colocar em risco a integridade física do adversário é cartão vermelho. Não levar em conta o risco é amarelo. É a diferença. Se vocês acham que o Gerson não levou em conta que poderia machucar o adversário, ele deveria tomar amarelo. Se com essa atitude, ele colocou em risco o adversário, então é cartão vermelho”.

Próximos jogos do Flamengo: