Geração 2019 do Flamengo tem mais de 60% de aproveitamento como visitante contra times paulistas

No próximo domingo, às 16h (de Brasília), o Flamengo decidirá a Copa do Brasil jogando contra o São Paulo no Morumbi. A derrota por 1 a 0 no Maracanã faz o Rubro-Negro precisar de uma reviravolta fora de casa. O aproveitamento da "Geração 2019", porém, é um dos motivos de esperança.

Foram 18 jogos como visitante contra São Paulo (6x), Corinthians (7x) e Palmeiras (5x). São nove vitórias, seis empates e apenas três derrotas. O aproveitamento é de 61,1%. O Flamengo marcou 32 gols e sofreu somente 16. Os números são do Espião Estatístico.

Jogadores do Flamengo em partida contra o São Paulo no Morumbi — Foto: Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo

Das três derrotas, curiosamente, duas foram para o São Paulo no Morumbi. Em 2020, pelas quartas da Copa do Brasil, o Flamengo perdeu por 3 a 0 e foi eliminado da competição. No mesmo ano, pela última rodada do Brasileirão, o placar foi 2 a 1 para o Tricolor, mas o Rubro-Negro conquistou o título após empate sem gols entre Internacional e Corinthians, no Beira-Rio.

O outro revés foi para o Corinthians, pela 16ª rodada do Brasileirão 2022. O gol contra de Rodinei garantiu a vitória do clube paulista. De lá para cá, o Flamengo já retornou para São Paulo seis vezes: três vitórias e três empates.

O Flamengo jogou uma outra vez na cidade de São Paulo, em 2021, quando perdeu por 1 a 0 como mandante para o Fluminense, na Neo Química Arena.

E no Morumbi?

A Geração 2019 visitou o Morumbi em seis oportunidades. A primeira delas foi nas rodadas iniciais do Brasileirão 2019 e é a única partida que terminou em empate desde então. Berrío abriu o placar no começo do jogo, e Danilo Neves marcou no fim.

Pela Copa do Brasil, em 2020, o 3 a 0 com dois gols de Luciano e um de Pablo resultou na eliminação do Flamengo nas quartas. O placar agregado foi de 5 a 1, já que a partida no Maracanã terminou 2 a 1, com a falha do goleiro Hugo Souza.

A derrota na última rodada do Brasileirão 2020 ficou como lembrança do título para o Flamengo. Os gols de Luciano e Pablo garantiram a vitória para o Tricolor, enquanto Bruno Henrique descontou para os cariocas. O resultado, porém, não custou a taça e o Rubro-Negro terminou como campeão da competição.

A sequência de vitórias no Morumbi iniciou-se em 2021. Pelo Brasileirão, o Flamengo goleou o São Paulo. Foram dois gols em cinco minutos com Gabigol e Bruno Henrique, mas o destaque da partida foi Michael, que marcou duas vezes para fechar o placar.

A segunda vitória veio no 2 a 0 pelo Brasileirão 2022. Com um time reserva, reforçado por alguns titulares no segundo tempo, Lázaro e Gabigol fizeram os gols que deram ao Flamengo a quinta vitória seguida na competição.

No mesmo ano, em 2022, Rubro-Negro venceu por 3 a 1, com gols de João Gomes, Gabigol e Cebolinha, e deu grande passo para a classificação à final da Copa do Brasil, que foi selada com triunfo por 1 a 0, no Maracanã.

Domínio contra Corinthians e Palmeiras

Apesar de ter perdido a Libertadores na prorrogação em 2021 para o Palmeiras, a atual geração tem grandes triunfos no Allianz Parque de 2019 em diante. No ano do heptacampeonato brasileiro com Jorge Jesus, o Flamengo não tomou conhecimento do adversário e fez 3 a 1.

Com dois marcados, Gabigol chegou a 24 gols, tornando-se o maior artilheiro de uma edição na era dos pontos corridos (terminaria com 25). O Rubro-Negro, por sua vez, tornou-se recordista de pontos no mesmo formato ao chegar a 80 (terminaria com mais 10).

Em 2020, um time acometido por um forte surto de Covid-19 e 19 desfalques segurou o Palmeiras com a garotada num empate por 1 a 1. No ano seguinte, dois de Michael e um de Pedro garantiram vitória por 3 a 1. O Rubro-Negro não é derrotado no Allianz desde 2017.

Desde 2019 em diante, o Flamengo venceu o Corinthians quatro vezes em seus domínios, empatou duas e perdeu apenas uma, com os reservas, no ano passado. Dois triunfos são muito marcantes. O primeiro, em 2020, foi um massacre e também a maior derrota da história corintiana dentro da Neo Química Arena: 5 a 1.

No ano passado, nas quartas de final da Libertadores, o Flamengo venceu sem grande dificuldade o Corinthians por 2 a 0 e depois passou com um simples 1 a 0 no Maracanã.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte