Garotos do Ninho podem ganhar espaço no Flamengo com debandada de titulares para Copa América

Com a disputa da Copa América, o Flamengo pode perder algumas peças importantes por até nove rodadas. Com a participação do chileno Pulgar já garantida na competição, e as prováveis convocações dos uruguaios do elenco, Arrascaeta, De la Cruz, Viña e Varela, a equipe de Tite deve ter cinco desfalques no período. Com isso, alguns jovens do elenco rubro-negro podem ganhar espaço e virar solução para o treinador.

VEJA OS JOVENS QUE PODEM GANHAR ESPAÇO

Lorran

Dentre os garotos do ninho, o que está com a maior moral com Tite é Lorran. O meia de apenas 17 anos não era um dos primeiros da fila para se tornar opção do time, no início do ano. Apesar do técnico sempre ter demonstrado gostar do atleta, não atoa o chamou para compor o elenco profissional, a sua idade ainda era uma questão.

Com o tempo, Lorran foi ganhando espaço na equipe. A primeira oportunidade como titular foi contra o Amazonas, pela Copa do Brasil. O jovem até demonstrou que poderia ser útil, mas não teve uma atuação de destaque na ponta-direita. Na segunda partida entre os 11 iniciais, contra o Corinthians, o meia foi escalado na sua posição de origem. Substituindo Arrascaeta, que deve ser desfalque durante a Copa América, ele foi o nome do jogo, com um gol e uma assistência.

Na vitória sobre a equipe paulista, o cria do Ninho mostrou suas credenciais e reforçou o do porque ser considerado uma das grandes joias, não só do Flamengo, como também do futebol brasileiro. No entanto, Lorran não recebeu muitas oportunidades após a última atuação de destaque. Desde então, ele só esteve em campo por 40 minutos — em quatro partidas.

Igor Jesus

Quase descartado pelo Flamengo, Igor Jesus vem tendo um 2024 especial. Com Allan fora por lesão no início da temporada, o jovem recebeu oportunidades e agradou a Tite e sua comissão técnica. As boas atuações fizeram com que o volante fosse titular em duas, das três primeiras partidas da Libertadores, além de ter garantido a renovação de contrato com o clube, até o fim de 2027.

Após o bom retorno de Allan, que assumiu a posição, Igor perdeu espaço. No entanto, ele seguiu sendo um nome constantemente acionado para entrar no decorrer das partidas. No empate com o Bragantino, o garoto do Ninho passou por uma situação inusitada: ele começou o jogo como titular e acabou sendo substituído, ainda no primeiro tempo. O jovem sentiu situação atípica e chorou no banco de reservas — ao ser sacado de campo.

Durante período da Copa América, o volante é um forte candidato a receber oportunidades na equipe. Convocado pela seleção chilena, Pulgar já é ausência garantida. O outro nome da posição, Allan, teve lesão muscular na coxa direita, durante a goleada sobre o Vasco, e não tem previsão de retorno.

Victor Hugo

O grande jovem do Flamengo em 2023, Victor Hugo vem tendo um primeiro semestre de temporada decepcionante. Considerado um dos nomes mais promissores da base rubro-negra, ele não recebeu muitas oportunidades de Tite e foi titular em apenas duas oportunidades no ano.

Apesar da baixa minutagem, Victor Hugo ainda é visto — pela torcida — como uma boa opção para equipe. O garoto de apenas 20 anos pode atuar em diversas posições do meio de campo e ataque. A sua polivalência pode ser um diferencial durante a Copa América. Com a falta de opções, principalmente no banco de reservas, ele deve receber mais oportunidades de Tite.

Matheus Gonçalves

A situação de Matheus Gonçalves é uma grande incógnita. No ano passado, ele foi emprestado ao Bragantino para ganhar mais rodagem. Tite pediu para que o jogador de apenas 18 anos permanecesse no Flamengo, em 2024, e deu a entender que o utilizaria. No entanto, o jovem só disputou seis partidas na temporada, nenhuma delas como titular. Com a falta de oportunidade, ele atuou pelo sub-20 duas vezes para manter o ritmo de jogo.

Assim como Victor Hugo, Matheus também é um jogador polivalente. O garoto do Ninho pode atuar no meio ou pelas duas pontas. O treinador rubro-negro tem sido alvo de críticas, pela baixa minutagem dada a joia do clube. Se espera que durante a Copa América, ele receba mais oportunidades.

EVERTTON

Nome menos conhecido dentre os jovens do elenco, Evertton quase não entrou em campo na temporada. Ele atuou em quatro partidas. Duas delas como titular, quando o elenco principal estava em pré-temporada nos Estados Unidos, e outras duas entrando após os 35 minutos da etapa final.

Apesar de ser muito pouco utilizado, Evertton pode receber oportunidades em uma posição carente do elenco. Com a provável convocação de Varela, o Flamengo só terá Wesley como opção na lateral-direita. Enquanto ele estava machucado, o jovem foi quem entrou no lugar do uruguaio — contra Millonarios-COL e Nova Iguaçu.

Fonte: Extra