Garotos do Flamengo ganham espaço com Filipe Luís e se tornam soluções caseiras

Uma das missões de Filipe Luís ao assumir o time principal do Flamengo foi potencializar a conexão com os atletas da formados na base do clube. E, em pouco mais de um mês, ele vem colhendo frutos com a evolução de alguns garotos, como Wesley, Evertton Araújo e Matheus Gonçalves.

A ascensão dos meninos formados do Ninho trouxe soluções caseiras para o bom fim de temporada rubro-negro. Além disso, traz boas perspectivas para 2025.

- Primeiro, a base do Flamengo é um espetáculo. Privilégio e prazer trabalhar na base, tem muitos jogadores bons. Gosto do momento. Se é de um jogador ou de outro, não tem idade, cor nem nada. É o melhor. Se tiver 16 anos, vai jogar. Se tiver 40 vai jogar. A vantagem é que conheço do sub-15 até o sub-20 todos os jogadores. Se entrar, eu conheço, já trabalhei com eles e tive experiências únicas - disse o treinador, durante sua entrevista de apresentação.

O lateral-direito Wesley não chegou a trabalhar com o treinador na base. Antes, foram companheiros de time em 2023 antes de Filipe Luís se aposentar da carreira de jogador. Ao longo desta temporada, o lateral, de 21 anos, formado no Ninho do Urubu, oscilou bastante e viu Varela começar os principais jogos sob o comando do Tite. Ele quase foi negociado para o futebol italiano na última janela.

Mas com a mudança de comando, o jogador foi uma das apostas do novo técnico e se consolidou como titular. Ao aumentar sua participação ofensiva e corrigir seu desempenho na defesa, Wesley se tornou um dos protagonistas da conquista da Copa do Brasil.

Evertton Araújo começou a receber oportunidades ainda com o técnico Tite, mas foi recentemente que fincou o pé no elenco principal. Com a decisão de Filipe Luís de manter Léo Ortiz na defesa e não mais no meio, Evertton passou a ser a primeira opção entre os volantes no banco de reservas. Ele não chegou a ser utilizado nos primeiros jogos de Filipe Luís, mas ganhou oportunidade quando De la Cruz sofreu uma lesão na coxa direita.

Evertton Araujo - Flamengo — Foto: Gabriel Machado/AGIF

Pelo Brasileiro, Evertton se destacou contra o Juventude, exibindo grande poder de marcação e capacidade de articular com a bola no pé, também ia bem contra o Internacional até errar uma saída de bola e cometer o erro que originou o gol colorado. Filipe Luís o manteve para as finais da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, e o jogador demonstrou novamente sua capacidade de marcação e recomposição, que se encaixou na forma de jogar do time de pressão na frente e rápida recuperação da bola.

Gabigol, Wesley e Arrascaeta no Flamengo — Foto: Marcelo Cortes / CRF

Uma das principais promessas do ataque rubro-negro, Matheus Gonçalves, de 19 anos, custou para se firmar no elenco principal com Tite. Por isso, em algumas vezes, para não perder o ritmo, foi cedido ao time sub-20 para partidas importantes. Na principal delas, foi o destaque do setor ofensivo de Filipe Luís contra o Olympiacos (Grécia), na conquista do Intercontinental sub-20. A chegada de Filipe Luís fez a presença de Matheus Gonçalves ser mais constante no grupo principal, e o jovem vem acumulando boas atuações.

Na última quarta-feira, novamente contra o Atlético-MG, pelo Brasileiro, o técnico promoveu a estreia do nigeriano Shola. O atacante ficou em campo por apenas sete minutos e deve vir a ter mais oportunidades.

Nesta reta final da temporada, com o alívio trazido pela conquista da Copa do Brasil e a vaga assegurada na Libertadores de 2025, o técnico Filipe Luís terá rodadas importantes do Brasileiro para dar mais minutos aos jovens e prepará-los para que cheguem mais maduros à próxima temporada.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte