O Flamengo tem se destacado mais pelas polêmicas extracampo , do que pelo desempenho na temporada. Já que foram registrados nos bastidores Rubro-Negros dois casos de agressões em menos de um mês, enquanto dentro de campo a equipe foi eliminada da Libertadores da América nas oitavas de final. Com isso, para não ter a temporada perdida, a equipe carioca se agarra na única chance real de título que tem, a Copa do Brasil , onde disputa contra o São Paulo.
Diante disso, a gestão vem tendo como prioridade amenizar as polêmicas nos bastidores e os impactos que podem causar para que não reflita dentro de campo. Com isso, a diretoria paralisou outras questões para manter o foco 100% em campo . O que acabou deixando para trás a renovação contratual de Gabigol , que tem vínculo com o clube até dezembro de 2024.
Os empresários do atacante já haviam iniciado as tratativas com o Clube, onde tinha como objetivo uma valorização salarial e um vínculo estendido por mais cinco anos. Mas, diante da má fase dentro de campo e o clima ruim nos bastidores fez com que a negociação fosse deixada em segundo plano. De acordo com informações do portal O Globo , o assunto deve voltar a ser debatido dependendo do que acontecer na final da Copa do Brasil e conforme o desempenho da equipe no segundo semestre.
Com a escassez de gols, protesto dos torcedores, Gabigol ainda rompeu as relações com o vice de futebol, Marcos Braz , após uma discussão no começo de julho. Apesar de todas essas questões, o jogador não tem o interesse em deixar o Flamengo . As sondagens realizadas por equipes do futebol internacional não balançaram o atacante, que tem pretendido permanecer na equipe.