A Corte Arbitral do Esporte (CAS) decidiu anular o processo de Gabigol por falha na intimação à União Federal , fazendo com que o julgamento precise ser reiniciado. Com isso, o efeito suspensivo obtido anteriormente está anulado, e o jogador volta a ficar suspenso até abril de 2025. No entanto, como o Flamengo e o jogador ainda não receberam a notificação, Gabigol segue a rotina normalmente.
O atacante se apresentou na manhã desta quarta-feira no Ninho do Urubu. Gabigol chegou às 08h25, com a atividade marcada para ter início às 9h. Ciente do novo capítulo no caso, o Flamengo monitora e aguarda a notificação para cumprir as determinações do CAS. Enquanto isso, o jogador está integrado normalmente ao elenco.
A partir da notificação, Gabigol perde a condição de jogo e fica novamente proibido de treinar nas dependências de qualquer clube profissional.
Em 25 de março, o atacante do Flamengo pegou dois anos de suspensão por tentativa de fraude em exame antidoping, em julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). Por previsão do regulamento antidopagem, a pena começou a valer em 8 de abril de 2023, quando foi realizada a coleta de exames no CT, ainda que o jogador estivesse em atividade no último ano.
Pouco mais de um mês depois da suspensão, em 30 de abril, a defesa do atleta conseguiu o efeito suspensivo no CAS. O julgamento presencial do jogador, na Suíça, foi adiado em junho por um pedido da União Federal, que é parte do processo e alegou que não foi devidamente notificada e, por isso, não indicou um árbitro para o julgamento. O órgão federal solicitou o adiamento do julgamento, e o CAS acatou.
Agora, para dar continuidade ao caso, o CAS anulou o processo como um todo e, consequentemente, Gabigol perdeu o efeito suspensivo. Para voltar a ter condição de jogo, a defesa do atacante entrará com um novo pedido de efeito suspensivo, provavelmente ainda nesta semana. A defesa aguarda a notificação para dar entrada no pedido.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv