Gabigol 'perde' a camisa 10 do Flamengo, mas deve seguir com o número na Libertadores; entenda

Depois de toda polêmica por conta da foto vazada com a camisa do Corinthians, Gabigol foi punido pelo Flamengo. Em reunião realizada nesta sexta-feira, no Ninho do Urubu, o clube decidiu a punição do jogador: o atacante foi multado e não usará mais o camisa 10. No entanto, a medida tomada pelo clube só valerá para competições nacionais.

De acordo com o regulamento geral de competições da CBF, os clubes não necessariamente precisam ter numeração fixa em seus elencos que disputam os torneios. Logo, a mudança de número é liberada para os jogadores que disputam o Brasileirão e a Copa do Brasil.

– Um Clube poderá utilizar numeração fixa para os seus atletas na competição, se assim desejar, desde que encaminhe comunicação expressa nesse sentido à DCO (Diretoria de Competições da CBF) - diz o artigo 28, parágrafo 3.

Por outro lado, em competições da CONMEBOL, a mudança de número não é permitida. De acordo com regulamento da entidade, o único movimento permitido é a troca de jogadores entre fases. Ou seja, Gabigol só deixaria de usar a camisa 10 do Flamengo na competição se deixasse o clube e fosse um dos jogadores selecionados entre as cinco trocas de atletas permitidas a partir das oitavas de finais.

Fonte: O Globo