Gabigol passa a ser o único dos principais artilheiros dos pontos corridos em atividade na Série A

Terceiro maior artilheiro do Brasileirão por pontos corridos, Wellington Paulista se despediu dos gramados. O atacante do América-MG anunciou a aposentadoria , na última terça-feira, e foi liberado pelo clube. Com a decisão de pendurar as chuteiras, Gabigol passou a ser o único dos cinco principais artilheiros do Brasileirão em atividade na Série A.

Com 109 gols no Brasileirão, o atacante do Flamengo tem a segunda melhor média entre os cinco maiores goleadores dos pontos corridos com 0,44 gol por jogo. Foram 42 gols pelo Santos, time em que começou a carreira, e são mais 67 bolas na rede pelo Rubro-Negro, seu atual clube.

O maior goleador da era dos pontos corridos ainda é Fred, que encerrou a carreira em 2022 com 158 gols e tem a melhor média do ranking: 0,45 gol por jogo.

Diego Souza, o segundo colocado do top-5, iniciou a temporada no Grêmio, mas não chegou a jogar no Série A em 2023. Fechou o ano no Sport, na disputa da Série B. No Brasileirão, o atacante balançou a rede em 130 ocasiões e disputou 457 jogos, obtendo a média de 0,28 gol por jogo. Vale lembrar que o clube pernambucano confirmou que o contrato do atacante não será renovado , o que pode significar a sua aposentadoria dos gramados, já que o próprio atleta, de 38 anos, revelou que o Leão seria o último clube na carreira. O ex-meia Paulo Baier fecha o top-5. Confira abaixo.

Gabigol comemora gol no Grêmio x Flamengo pelo Brasileirão 2023 — Foto: Pedro H. Tesch/AGIF

TOP 5 - MAIORES ARTILHEIROS DO BRASILEIRO DESDE 2003

Jogador Jogos Gols
Fred 345 158
Diego Souza 457 130
Gabriel 245 109
Wellington Paulista 440 109
Paulo Baier 329 105

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Gabriel Leonan, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Victor Gama.

Fonte: Globo Esporte