Gabigol garantiu o empate do Flamengo por 1 a 1 com o Corinthians e se isolou ainda mais na artilharia do Campeonato Brasileiro com oito gols. Mas o atacante, que marcou em todos os últimos cinco jogos pelo Rubro-Negro, também atingiu outra marca ao estufar as redes da Arena Corinthians no último domingo: virou goleador do Brasil na temporada.
O camisa 9 do Flamengo chegou a 19 gols na temporada e empatou com Edson Cariús, do Ferroviário-CE, no topo do Artilheiro do Ano, antigo Prêmio Friedenreich – o ranking considera só jogos oficiais por clubes brasileiros e não inclui campeonatos estaduais que não sejam de Primeira Divisão. O Rubro-Negro também tem na lista de goleadores Bruno Henrique, em oitavo lugar.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/f/K/27eiUKTUOHRPSrigCgEQ/sem-titulo.jpg)
Gabigol e Edson Cariús são os artilheiros do Brasil em 2019 — Foto: GloboEsporte.com
Confira o Top 10:
Artilheiro do Ano
POSIÇÃO | JOGADOR | CLUBE | GOLS |
1º | Gabigol | Flamengo | 19 |
1º | Edson Cariús | Ferroviário | 19 |
3º | Jefinho | ABC / Potiguar de Mossoró | 18 |
4º | Gilberto | Bahia | 17 |
5º | Fred | Cruzeiro | 16 |
6º | Luciano | Fluminense | 15 |
6º | Pipico | Santa Cruz | 15 |
8º | Bruno Henrique | Flamengo | 14 |
8º | Daniel Amorim | Avaí | 14 |
8º | Eduardo | Treze-PB / River-PI | 14 |
8º | Hernane | Sport | 14 |
8º | Junior Pirambu | Brusque / Metropolitano-SC | 14 |
8º | Rodrigão | Coritiba | 14 |
Dos 19 gols de Gabigol, foram sete no Carioca, dois na Copa do Brasil, dois na Libertadores, além dos oito no Campeonato Brasileiro. Contra o Corinthians, o camisa 9 chegou a ter o gol anulado por impedimento, mas o lance foi validado pelo VAR. O atacante dedicou seu gol ao técnico Jorge Jesus e à sua mãe, Lindalva Barbosa, que fez aniversário domingo.
– Não que eu sabia porque foi um lance muito complicado, mas senti que tinha um cara lá. E o mister falou para mim, para tomar cuidado nesse lance porque eles saíam muito rápido e eu tinha que estar ligado. Então dedico o gol a ele e também à minha mãe, que fez aniversário.
Gabigol falou sobre o jogo, expectativa na Libertadores e fez uma dedicatória pelo gol de hoje. #gefla pic.twitter.com/8IQoGJiQSW
— July 21, 2019
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/6/F/a6LfIFRY6X4jexYLjBzg/globoesporte-2.png)
— Foto: Divulgação