A janela de transferências do futebol brasileiro abriu na última quarta-feira (10) e, agora, os times do Brasileirão já podem utilizar novos jogadores. Muitos reforços de meio de ano costumam vir de outros países, já que a regra dos sete jogos limita algumas contratações nacionais. No entanto, não são todos os atletas que já chegaram a esse número na atual competição.

O regulamento diz que um jogador só pode atuar por outro clube do Campeonato Brasileiro caso não tenha feito sete ou mais partidas com seu time atual. Por conta disso, é comum que alguns até desfalquem as equipes nesse período do ano.

O caso mais emblemático de 2024 é o de Gabigol , que tem seu futuro incerto no Flamengo . E o eterno ídolo do Flamengo não é o único.

Vários atletas de nome têm menos de sete jogos e estariam disponíveis para uma mudança. O ESPN.com.br elaborou uma lista de jogadores pouco aproveitados e que podem ser visados nesta janela de transferências.

Gabigol (Flamengo) - 6 jogos

Ídolo do Flamengo, Gabigol está longe dos dias de glória que já viveu no clube carioca. Reserva com Tite e com fim de contrato em 2024, ele é o principal alvo do Palmeiras , que prefere tê-lo já neste ano, mas aceita esperar até ele ficar desvinculado em 2025. Os clubes chegaram a negociar uma troca entre ele e Dudu , mas as tratativas esfriaram nesta semana .

Alan Kardec (Atlético-MG) - 5 jogos

Fora dos planos do técnico Gabriel Milito no Atlético-MG , Alan Kardec marcou apenas um gol em 2023 e ainda não balançou as redes em 2024. Apesar da má fase, o atacante é figura carimbada no futebol brasileiro e teve carreira consolidada também na China. Uma mudança de ares poderia ser benéfica para ele recuperar seu futebol.

Caio Paulista (Palmeiras) - 6 jogos

A contratação de Caio Paulista pelo Palmeiras em 2024 pegou muitos de surpresa, já que ele era um dos principais jogadores do São Paulo , rival do alviverde. Ele chegou com status de titular, mas não se firmou na equipe de Abel Ferreira e chegou a ser criticado, mais de uma vez, pela torcida. Até o momento, está nos planos da comissão técnica, mas, caso queira se transferir para outro time brasileiro, ele ainda não atingiu o limite de jogos.

Deyverson (Cuiabá) - 1 jogo

Depois de um 2023 de protagonismo no Cuiabá, Deyverson não vive o mesmo em 2024. O atacante já foi afastado duas vezes por indisciplina, a última em abril, e não deve mais vestir a camisa do clube. O único jogo do Brasileirão que entrou em campo foi na primeira rodada, contra o Athletico-PR . Nas redes, torcedores do Vasco já pediram a contratação pela 'rivalidade' do jogador com o Flamengo.

Fagner (Corinthians) - 5 jogos

Fagner está perto de completar 10 anos no Corinthians e, recentemente, acertou a prorrogação de seu contrato até 2026, o que deve esfriar quaisquer especulações sobre o lateral-direito. No entanto, ele não completou os sete jogos e é mais um da lista que ainda pode atuar por outra equipe no Brasileirão.

Gatito Fernández (Botafogo) - 3 jogos

Reserva de Lucas Perri em 2023 e de John em 2024, Gatito Fernández já não é mais o goleiro titular do Botafogo há algum tempo e poderia atuar por outro time do Brasileirão. Recentemente, ele foi convocado para disputar as Olimpíadas de Paris 2024 pelo Paraguai e liberado pelo clube para disputá-las.

James Rodríguez (São Paulo) - 2 jogos

Longe de ser unanimidade no São Paulo, James Rodríguez vive um momento 'mágico' com a Colômbia : ele é um dos principais jogadores da Copa América de 2024, com um gol e seis assistências em cinco partidas na competição. No time paulista, no entanto, é irregular e foi até criticado pela discrepância entre os desempenhos no clube e na seleção.

O futuro do colombiano é uma incógnita. Caso decida sair do São Paulo para defender outro clube do Brasileirão, o limite de jogos não será um problema para James.

Kannemann (Grêmio) - 6 jogos

Parte do elenco campeão da CONMEBOL Libertadores de 2017 pelo Grêmio , Wálter Kannemann segue no clube gaúcho e é até hoje uma peça importante. O argentino ainda não completou os sete jogos e, caso alguém se interesse pela sua contratação, não tem o limite de jogos como barreira.

Marcelo Lomba (Palmeiras) - 0 jogos

Reserva imediato do consagrado Weverton , Marcelo Lomba é um goleiro experiente, com 37 anos e passagens por grandes clubes do Brasil. Em 2024, sofreu um baque por ter falhado contra o Botafogo-SP no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil , sendo 'salvo' pela classificação alviverde. Mas é um nome com moral interno na Academia e não deve ser algo de uma saída.

Marçal (Botafogo) - 3 jogos

Marçal perdeu a titularidade da lateral-esquerda no Botafogo para Cuiabano , que chegou em 2024, por conta de lesões. Hoje, não tem mais o mesmo destaque de 2023, quando foi um dos pilares da equipe que liderou o Brasileirão por 31 rodadas. Para se recuperar totalmente, precisa da titularidade, que poderia vir em outro clube, caso queira sair.

Mariano (Atlético-MG) - 4 jogos

Outro lateral veterano, Mariano também teve alguns problemas físicos no ano e seu vínculo com o Atlético-MG expira no fim de 2024. No entanto, ele não pensa em aposentadoria no momento e pode tanto assinar um pré-contrato com outro clube quanto ser transferido para já. Campeão brasileiro com o Fluminense e da Europa League com o Sevilla , traz qualidade ao lado direito.

Patrick de Paula (Botafogo) - 4 jogos

Um dos primeiros reforços da era rica do Botafogo, Patrick de Paula teve uma grave lesão em 2023 e ficou mais de 400 dias sem jogar pelo clube, até voltar em abril contra o Boavista , pela Taça Rio do Campeonato Carioca , quando se emocionou e foi aplaudido pela torcida alvinegra. Com apenas 24 anos, o volante ainda tem muito a entregar e pode ser alvo de sondagens.

Rafinha (São Paulo) - 1 jogo

Em vias de se aposentar, Rafinha renovou seu contrato com o São Paulo até o fim de 2024, mas já expressou seu desejo de parar . Na estreia da Libertadores, contra o Talleres em 4 de abril, sofreu uma fratura na fíbula esquerda e perdeu mais de três meses, estando ainda em recuperação física. Caso algum clube o convença a seguir atuando em 2025, pode tentar a contratação.