Suspenso nesta segunda-feira (25) por dois anos pelo TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem) , o atacante Gabigol , já não pode mais treinar pelo Flamengo , ou frequentar as instalações do clube.

Em participação no SportsCenter , com transmissão pela ESPN no Star+ , o repórter Pedro Henrique Torre deu as últimas informações sobre o caso.

"O Flamengo está tentando saber nesse momento o que pode ou não, legalmente, em relação ao Gabigol. Ele não pode, ao que consta, treinar a partir de amanhã no Ninho do Urubu, porque foi punido, então não pode frequentar as instalações do clube ou realizar treinamentos lá", apontou o jornalista.

"O Flamengo estuda quais passos concretos deverá tomar agora em relação a isso, como fica a situação de contrato, até porque o recurso (à Corte Arbitral do Esporte) pode e deve demorar", acrescentou.

Ainda segundo Pedro Torre, a preocupação da diretoria agora é acompanhar Gabigol e cuidar da parte psicológica do atleta.

"Marcos Braz e outras pessoas da diretoria querem agora conversar com Gabigol, ver como ele está depois dessa 'pancada'. É um jogador de 27 para 28 anos, querem ver como está mentalmente, porque fica com a perspectiva de, se a punição for mantida, ficar ao menos um ano afastado de suas atividades profissionais", salientou.

O repórter ainda pontuou que o Rubro-Negro despista sobre as tentativas de renovação de contrato com o camisa 10, que estão travadas há tempos.

Cabe salientar que, no momento, o vínculo de Gabriel com o Fla vai até dezembro de 2024, enquanto a punição imposta pelo TJD-AD vai até abril de 2025.

Gabigol entrará com recurso na Suíça

Gabigol entrará com recurso na CAS (Corte Arbitral do Esporte), na Suíça, para tentar reverter a decisão desta segunda.

Segundo apurou a ESPN , será apresentado um recurso pela defesa do atleta, com apoio do Rubro-Negro ( veja mais abaixo ), ao tribunal europeu, que é a máxima instância da Justiça desportiva no mundo.

Caso aceite o recurso, a CAS marcará julgamento, que vai determinar se o gancho de Gabriel seguirá valendo ou será derrubado.

Cabe salientar, porém, que, se o tribunal suíço levar o caso a julgamento, há três possibilidades:

  • A suspensão ser derrubada

  • A suspensão ser mantida até abril de 2025

  • A suspensão ser ampliada até abril de 2028, que é a pena máxima para casos de tentativa de fraude em exame antidoping

De acordo com apuração da reportagem, o time carioca o estafe de Gabriel não veem o caso com otimismo, mas irão tentar a reversão na Suíça.

No julgamento do TJD-AD, nesta segunda, o atleta do Fla foi considerado culpado de tentativa de fraude em exame antidoping .

Ao todo, foram cinco votos a favor da punição e quatro votos contra, em uma decisão apertada.

Vale lembrar que o julgamento havia sido iniciado na segunda-feira passada (18), mas acabou suspenso e continuou nesta semana.

A pena começou a valer retroativamente a partir de abril de 2023, quando aconteceu a tentativa de fraude no exame, e será válida até abril de 2025.

O atleta foi denunciado pelo TJD-AD em dezembro de 2023, dando início ao caso.

Já a defesa do jogador enviou material no dia 26 de janeiro deste ano, enquanto o elenco flamenguista fazia pré-temporada nos Estados Unidos.

Foi enviado um anexo com imagens da câmera de segurança do CT Ninho do Urubu para corroborar a versão de inocência de Gabigol.

Internamente, o clube da Gávea acreditava na absolvição do atleta . No entanto, o julgamento terminou com o camisa 10 suspenso por dois anos.

Flamengo se pronuncia

Em nota oficial, o Flamengo se pronunciou sobre o caso e disse que irá apoiar Gabigol no recurso à CAS.

"O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de dois anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à CAS (Corte Arbitral do Esporte), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada", escreveu.

O que Gabigol fez no exame antidoping ?

O camisa 10 do Flamengo foi acusado de dificultar a realização do exame antidoping no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu.

Um dos relatos da denúncia diz que o jogador demorou para realizar o processo e não cumpriu as instruções dos oficiais.

Os demais jogadores do Rubro-Negro realizaram o exame antes do treinamento das 10h.

De acordo com os responsáveis pela realização do exame, Gabigol não se dirigu aos profissionais antes do treino e, depois da atividade, ignorou os agentes e foi almoçar, tratando a equipe com desrespeito e não seguindo o procedimento indicado.

Em seguida, pegou o vaso de coleta sem avisar nenhum dos oficiais e se irritou ao ver que foi acompanhado por um dos responsáveis pelo exame até o banheiro. Em seguida, entregou o coletor aberto, contrariando a orientação.

Próximos jogos do Flamengo