Gabigol já tem um novo número para usar no Flamengo depois de ter perdido a 10, em punição definida pelo clube após a foto vazada com a camisa do Corinthians . O atacante tomou a decisão, entre as possibilidades disponíveis, de colocar nas costas o 99.

A escolha foi do próprio atleta, feita na manhã deste sábado (18), quando ele chegou ao Ninho do Urubu para treinar. Ele realizou normalmente as atividades com os demais atletas.

O Flamengo fará a troca em todas as competições que ainda é possível, como é o caso da Copa do Brasil , torneio no qual o clube tem seu próximo compromisso, na quarta-feira (22), no jogo de volta da terceira rodada contra o Amazonas, em Manaus.

Gabigol, inclusive, estará à disposição normalmente do técnico Tite e viaja para o duelo, o primeiro sem a 10 nas costas desde 2023, quando assumiu o número das mãos de Diego Ribas.

Na CONMEBOL Libertadores , no entanto, Gabigol seguirá com o antigo número, já que o torneio não permite troca na numeração – a não ser que o atacante deixa a lista de inscritos e um novo nome na lista assuma a camisa então disponível.

Se a decisão de usar a 99 foi de Gabigol, a de tirar a 10 do atleta, como punição, foi do vice-presidente de futebol Marcos Braz, como revelou a ESPN . Além disso, ele foi multado.

Outro efeito prático da polêmica com a camisa do Corinthians é que a crise tirou de pauta um assunto que insistia em se arrastar ao longo do tempo e nunca esteve perto de um desfecho positivo: a renovação de contrato do atacante. Gabigol não perdeu apenas a camisa 10 e parte do salário, mas também o que restava de apoio dentro do clube e até em parte da arquibancada pela sua permanência.

Com a imagem do jogador absolutamente desgastada, a ordem dentro do Flamengo é não mover qualquer esforço pela pauta de ampliação do vínculo que se encerra no final de 2024. A opinião dentro do Rubro-Negro é praticamente unânime: sem clima, o ciclo de um dos maiores ídolos da história recente do clube está se encerrando.

Um post nas redes sociais na noite da última sexta-feira encerrou qualquer paciência que ainda pudesse existir dentro da diretoria. Novamente sem reconhecer o que o clube classificou e puniu como um erro, o atleta prometeu acatar as decisões superiores e "dar a vida pelo Mengão até o fim da nossa história". Ao que tudo indica, no entanto, ele não terá muito tempo para isso.

Próximos jogos do Flamengo: