Gabigol enfrentou o Flamengo sete vezes na carreira e marcou somente um gol; relembre

publicidade

O Flamengo vai reencontrar, neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, Gabigol pela primeira vez desde que o atacante deixou o clube para se transferir para o Cruzeiro, em janeiro deste ano. Esta pode ser a oportunidade do jogador de 28 anos melhorar seus números contra o time rubro-negro na carreira.

O atacante enfrentou o Flamengo sete vezes desde que se tornou profissional e balançou as redes em somente uma oportunidade, no Brasileirão de 2018, na Vila Belmiro. Inclusive, a primeira partida de Gabigol na carreira foi justamente contra o time rubro-negro, em 2013, no jogo que marcou a despedida de Neymar.

Durante os sete confrontos, Gabigol acumula dois cartões amarelos, um pênalti perdido e uma bola na rede — o gol foi marcado no primeiro turno do Brasileirão de 2018. Ele foi titular em cinco jogos e saiu do banco nas outras duas oportunidades. Ao todo, foram 449 minutos contra o Flamengo na carreira de Gabriel Barbosa.

Veja os jogos em que Gabigol enfrentou o Flamengo

  • 2013 - Santos 0 x 0 Flamengo — Entrou aos 24 minutos do segundo tempo e não marcou gol.
  • 2013 - Flamengo 2 x 1 Santos — Entrou aos 14 minutos do segundo tempo, não marcou gol e tomou um cartão amarelo
  • 2014 - Flamengo 0 x 1 Santos — Foi titular, saiu aos 24 minutos do segundo tempo e não marcou gol.
  • 2015 - Flamengo 2 x 2 Santos — Foi titular, saiu aos 17 minutos do segundo tempo e não marcou gol.
  • 2015 - Santos 0 x 0 Flamengo — Foi titular, saiu aos 41 minutos do segundo tempo e não marcou gol.
  • 2018 - Santos 1 x 1 Flamengo — Foi titular, jogou os 90 minutos e marcou um gol.
  • 2018 - Flamengo 1 x 0 Santos — Foi titular, jogou os 90 minutos, não marcou um gol, tomou um cartão amarelo e perdeu um pênalti.
Gabigol perde pênalti contra o Flamengo em 2018 — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo
Gabigol perde pênalti contra o Flamengo em 2018 — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

Depois disso, Gabigol se transferiu para o Flamengo, por onde disputou 305 partidas e balançou as redes 160 vezes, sendo 16 gols em 11 finais. Também distribuiu 44 assistências. Conquistou 11 títulos, entre eles duas Libertadores e dois Campeonatos Brasileiros.

Nos últimos anos, porém, Gabigol caiu de rendimento e foi para o banco com os técnicos Jorge Sampaoli e Tite, entre 2023 e 2024. A renovação, que chegou a ser alinhada com a antiga diretoria, acabou descartada. O Flamengo entendeu que não valia o preço pedido.

No ano passado, entre idas e vindas, Gabigol esteve na mira de Palmeiras e Santos. Depois, do Corinthians. Foi flagrado com a camisa do clube paulista durante um churrasco em casa, o que levou ao seu afastamento pelo Fla e à perda do número 10. O ciclo começava a chegar ao fim. O canto do cisne veio na final da Copa do Brasil, com dois gols sobre o Atlético-MG.

Após não renovar com o Flamengo, Gabigol acertou com o Cruzeiro, que usou as redes sociais para dar as boas-vindas ao atacante, no primeiro dia de 2025. O atleta acertou o vínculo com a nova equipe até 2028 e, pela primeira vez neste domingo, enfrentará seu ex-clube.

Inscreva-se na Newsletter: Que Jogo É Esse

Inscrever
Fonte: O Globo