Gabigol, do Flamengo, lidera participações em gols em finais nos últimos 10 anos; veja ranking

O primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil consolidou Gabriel Barbosa como líder nas participações diretas de gols em finais nos últimos 10 anos. O atacante do Flamengo marcou duas vezes na vitória por 3 a 1 diante do Atlético-MG no Maracanã e ampliou a vantagem para Raphael Veiga, segundo colocado no ranking.

Gabigol tem 17 gols marcados em finais desde 2015 (um deles pelo Santos), além de três assistências no mesmo período. Total de 20 participações diretas.

O Espião Estatístico levantou todas as decisões envolvendo times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro nos últimos 10 anos (de Estaduais a Mundial, exceto finais de turno) e constatou que o atacante lidera com folga o quesito participações em gols e gols marcados. Arrascaeta, companheiro de Gabigol desde 2019 no Flamengo, é o primeiro colocado em assistências para gols em finais, com cinco.

Gabigol comemora gol em Flamengo x Atlético-MG — Foto: Alexandre Loureiro/AGIF

Gabigol já liderava os dois quesitos antes mesmo da decisão da Copa do Brasil. O atacante do Flamengo estava com duas participações à frente do meia do Palmeiras e três gols marcados de distância. Agora, são quatro e cinco, respectivamente.

No top-10 de jogadores com mais participações em gols, cinco estão no Flamengo. Veiga é o único representante da equipe alviverde, enquanto Hulk, adversário de Gabigol na decisão da Copa do Brasil, é o único jogador do Atlético-MG.

Participações em gol em finais
Envolvendo ao menos um time da Série A desde 2015
Fonte: Espião Estatístico/ge

Centroavante e com alto número de finais disputadas pelo Flamengo, naturalmente Gabigol também lidera o quadro de jogadores com mais gols marcados nesses jogos. A diferença para o gráfico anterior está na ordem de alguns jogadores (Hulk e Arrascaeta trocam de posição), mas também na saída de Everton Cebolinha e entrada de Gabriel Menino.

Gols em finais
Envolvendo ao menos um time da Série A desde 2015
Fonte: Espião Estatístico/ge

Se as pessoas naturalmente esperam que o centroavante seja o homem-gol, também imaginam que o meia seja o jogador que coloca o atacante na cara do goleiro. É justamente o caso do líder entre aqueles com mais assistências. Mas, diferentemente do quesito anterior, os números são mais divididos. Arrascaeta lidera, com cinco passes para gols em finais, seguido de dois jogadores com quatro assistências e 13 atletas com três.

Assistências em finais
Envolvendo ao menos um time da Série A desde 2015
Fonte: Espião Estatístico/ge

Atlético-MG e Flamengo voltam a se enfrentar pelo segundo jogo da final da Copa do Brasil às 16h deste domingo, na Arena MRV. Por ter vencido o primeiro jogo por 3 a 1, o Flamengo pode até perder por um gol de diferença que conquista o título. Vitória do Galo por dois gols de diferença leva a disputa para os pênaltis. Se o Atlético vencer por mais do que isso, leva a taça.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gustavo Figueiredo, Igor Mattos, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira e Valmir Storti.

Fonte: Globo Esporte