Futebol e Cassinos como vetores de crescimento financeiro


Os jogos de azar e o futebol estão diretamente conectados e ambos apresentam uma oportunidade considerável para a economia brasileira. O Flamengo também faz parte da geração de renda esportiva e passa na frente de outros gigantes.

Segundo apuramos junto ao BrasilCasinos - plataforma de análises de sites sobre cassinos no Brasil - a modalidade se tornou uma verdadeira febre entre os brasileiros, considerados como sinônimo de diversão, emoção e entretenimento, mas com grande veiculação no futebol brasileiro. Na atualidade, os jogos de azar representam grande parte da renda dos times, principalmente como patrocínio master.

No ano de 2023, o esporte lucrou R$1,4 bilhões, mais de 22% de aumento em comparação com o ano anterior. Somente o Fla lucrou R$242 milhões, sendo o clube com a maior arrecadação de 2023 fruto da parceria com um cassino, ficando à frente do Palmeiras e do Corinthians.

A estratégia das empresas é elevar o reconhecimento da marca com a propaganda gerada pelos times adorados, com o impacto nos fieis torcedores. Por outro lado, o esporte mais amado do Brasil lucra com o investimento das campanhas.

Com a mudança, é notável as alterações positivas nos eventos esportivos e a elevação do investimento em novos jogadores e métodos de apresentação, sendo a internet a mais utilizada para acompanhar as partidas em todas as modalidades.

A propaganda não fica apenas nos campos e uniformes, ela também figura entre os jogadores, que se tornaram influenciadores ativos nas redes sociais. O misto entre campo e vida pessoal atinge ainda mais pessoas, como explica Lívia Bertho Mathias, Produtora Executiva da MKT Mix.


"O patrocínio esportivo não só amplia a visibilidade da marca, mas também proporciona engajamento profundo com os consumidores. Marcas que aderem ao estilo de vida dos esportistas se destacam diante daquelas que estão ali apenas para fazer sua propaganda. Essa abordagem permite que as organizações maximizem seu alcance em diversos mercados e ajustem suas mensagens para envolver diferentes públicos-alvo, mantendo suas atividades de marketing sob uma estratégia central de patrocínio esportivo”, explica a profissional em entrevista a Valor .


Tal movimentação é muito positiva para os times e traz ainda mais reconhecimento ao esporte, um passo importante e lucrativo.


O futuro prometido pelos cassinos físicos

Os cassinos virtuais são uma amostra de sucesso do futuro, que está na liberação das apostas físicas. Enquanto aguardam a votação do PL 2.234/2022, os cassinos físicos prometem movimentação econômica e fomentação turística.

A proposta visa a instalação de cassinos em resorts, integrando as operações. Com limitação de estrutura, quilometragem e instalação pré-determinada, cada estado receberá unidades de acordo com seu índice populacional.

Os bingos, jogo do bicho e corridas de cavalo também estão incluídos no PL para a regulamentação. A movimentação deve gerar milhões de reais com taxação, aumento de empregos no setor de turismo e investimentos no mercado nacional.

Tanto o futebol quanto os jogos de azar são considerados vetores financeiros nesta nova fase de regulamentação que o Brasil enfrenta. Todo esse processo visa o aumento de recursos aos cofres públicos e investimento nos setores mais carentes, como saúde e educação.

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Fonte: NETFLA