Franca vence Flamengo no Pedrocão e fica a uma vitória do tri do NBB

O Franca Basquete venceu o Flamengo por 81 a 73 na noite deste sábado no Pedrocão, em Franca (SP), e fez 2 a 1 no final do NBB.

Com a vantagem na série melhor de cinco, o Sesi pode se sagrar campeão do NBB pelo terceiro ano consecutivo caso vença na próxima quinta-feira, às 18h, no Maracanãzinho.

O cestinha da partida foi o ala-pivô Gabriel Jaú, do Rubro-Negro, com 19 pontos. Do lado francano, Lucas Dias anotou 18 pontos, seguido do pivô Wesley, com 16.

Franca começou se lançando ao ataque e abriu quatro pontos de vantagem com Hinkle e Márcio nos primeiros ataques. No entanto, o Flamengo freou a intensidade dos donos da casa com uma bola de três de Gabriel Jaú e abriu vantagem em outra de Gui Deodato. Em seguida, o ala-pivô Lucas Dias reergueu o espírito francano e empatou a partida, que ficou disputada até o segundo final do primeiro período, quando Guillent recolocou os anfitriões à frente.

Lucas Dias, ala-pivô do Franca Basquete, ataca o garrafão do Flamengo no jogo 3 da final do NBB — Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete

No segundo quarto, o Flamengo empatou logo no início com Didi, e retomou a vantagem com Cuello, em uma bola de três. O Franca buscou a reação, respondeu na mesma moeda com Guillent e, logo depois, voltou a liderar o placar. O time da casa seguiu mais maduro e estendeu a vantagem para oito pontos com o armador venezuelano e o pivô Wesley como destaques do jogo. Gui Deodato converteu uma bola de três e anotou o ponto de bonificação da falta para diminuir a desvantagem do Flamengo, que buscou o empate em dois lances livres de Devon Scott a dois segundos do intervalo.

Logo no início do terceiro período, Scott colocou o Rubro-Negro na frente. Na sequência, Lucas Dias converteu dois lances livres e retomou a vantagem para o Sesi. O ala-pivô ainda converteu uma bola de três e estendeu diferença. O Fla reagiu na mesma moeda com Gabriel Jaú e diminui a diferença, mas Lucas Dias freou a reação dos visitantes logo na sequência.

O Mengão retomou a vantagem em outro chute de três de Gabriel Jaú, que chegou aos 13 pontos no terceiro quarto, mas Hinkle respondeu da mesma forma no lance seguinte e recolocou o Franca na frente. Com 12 pontos, Lucas Dias marcou no rebote da tentativa de Jhonatan antes do fim do terceiro período, que terminou 65 a 62 para os francanos.

Charles Hinkle disputa a bola com Devon Scott, no jogo 3 da final do NBB entre Franca e Flamengo — Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete

No último período, Balbi converteu uma bola de três e fez o Flamengo encostar nos mandantes. O Franca retomou a frente do placar com Wesley e passou a arriscar os chutes de três, além de demonstar uma crescente nos rebotes ofensivos. Dessa maneira, o Sesi abriu sete pontos de vantagem. Didi e Scott Machado marcaram duas bolas de três e diminuíram a desvantagem para o Rubro-Negro, que pressionou os donos da casa. O clima esquentou nos segundos finais após uma falta antidesportiva de Gabriel Jaú em cima de Scala, que culminou na expulsão do ala-pivô do Fla, já penalizado com uma falta técnica, e do técnico Gustavinho, que cometeu a segunda falta técnica. Nos lances livres o Franca sacramentou a vitória por 81 a 73.

* Se necessário

*sob supervisão de Vinícius Alves

Fonte: Globo Esporte