Fluminense x Flamengo será o 100º Fla-Flu do século 21; veja os 10 mais marcantes

Na tarde deste domingo o Maracanã presenciará o 100º Fla-Flu do Século 21. Fluminense e Flamengo se enfrentam no palco que mais vezes viu o clássico, apesar de não ter sido o único palco. Às 16h (de Brasília), os times se enfrentam pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro podendo definir quem ficará na segunda colocação da competição.

Por causa desse número, separamos cinco Fla-Flus emblemáticos para cada um dos lados. Tem títulos em cima do rival, golaços e até lances esquisitos que entraram para a história do jogo que começou 40 minutos antes do nada. Até agora, foram 39 vitórias do Flamengo , 29 empates e 31 vitórias do Fluminense .

Fluminense x Flamengo no Maracanã, Fla-Flu — Foto: André Durão

Flamengo 1 x 1 Fluminense em 2001 - Aquele do pênalti do Cássio

Na final da Taça Guanabara de 2001, Fla-Flu para definir quem seria o primeiro garantido na decisão do Estadual daquele ano. Com o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis. Quarto a bater pelo Flamengo , o lateral-esquerdo Cássio chutou no lado esquerdo do goleiro Murilo, que espalmou. A bola subiu, pegou efeito, quicou e entrou, para dar a vantagem novamente para o Flamengo . Aquele não foi o gol da classificação, marcado por Beto na cobrança seguinte. Mas ficou marcado como o Fla-Flu do pênalti do Cássio.

Fluminense 3 x 0 Flamengo em 2003 - Aquele dos três gols em 11 minutos

Um atropelo tricolor daqueles que o adversário quase não vê a cor da bola. Com Fábio Bala, Carlos Alberto e Ademílson, o Fluminense marcou três vezes em 11 minutos para definir a partida ainda no início do primeiro. O Flamengo estava invicto até então e o Flu era o sétimo no Campeonato Carioca. Porém, a confiança rubro negra deu lugar ao "olé" tricolor.

Flamengo 4 x 3 Fluminense em 2004 - Aquele da virada com Roger Guerreiro

Três anos depois de Cássio e o pênalti mágico darem a Taça Guanabara para o Flamengo , outro lateral-esquerdo foi importante para a vitória rubro negra. O time começou na frente com Jean, mas perdia de virada e escutava novos gritos de "olé", assim como no ano anterior. Eis que aos 24 minutos, Felipe diminuía. Dois minutos depois vem o empate com Roger Guerreiro e aos 30 ele mesmo - que saíra vaiado no primeiro tempo do jogo anterior - marcava o gol da virada e da vitória do Flamengo .

Fluminense 4 x 1 Flamengo em 2005 - Aquele do golaço do Preto Casagrande

A final da Taça Rio de 2005 entre Flamengo e Fluminense iria definir quem enfrentaria o Volta Redonda na decisão do Campeonato Carioca daquele ano. Há quem diga que o baile tricolor foi causado com a benção de João Paulo 2º, que morreu no dia anterior. A despedida da geral do Maracanã contou com uma goleada com direito a golaço de Preto Casagrande.

Fluminense 4 x 1 Flamengo em 2008 - Aquele do créu

Com times mistos para a partida, já que estavam garantidos nas semifinais da Taça Guanabara, Flamengo e Fluminense só começaram a dar graça para o clássico no segundo tempo daquela partida. No início da etapa final, Kleberson abriu o placar, mas Thiago Neves mostrou que em Fla-Flu tem que ter disposição e habilidade, como dizia a música do momento. O camisa tricolor marcou três vezes (duas de falta e um golaço com direito a caneta) e eternizou o "créu" ao mostrar todo o gingado na comemoração do segundo e terceiro gols tricolores.

Flamengo 5 x 3 Fluminense em 2010 - Aquele do Império do Amor

Vindos de duas arrancadas históricas no ano anterior, Flamengo e Fluminense se encontravam pela primeira vez. Mesmo com a vitória rubro negra, a partida rendeu crise na Gávea, com Petkovic afastado por não obedecer ordens do vice-presidente de futebol Marcos Braz. O Flu começou melhor e abriu 3 a 1 no placar. Mas Vagner Love, Kleberson e Adriano concretizaram a virada do Flamengo . Se até então a defesa tricolor era invicta, o ataque rubro-negro tinha uma dupla que terminou o jogo com metade dos gols do time até então.

Flamengo 3 x 2 Fluminense em 2011 - Aquele do Bottinelli

O argentino Darío Bottinelli entrou para a história do clássico com dois chutaços de fora da área no fim do jogo. Os belos gols foram essenciais para que o Flamengo virasse para cima do Fluminense o jogo do Campeonato Brasileiro daquele ano. No primeiro gol, Bottinelli conversa com Thiago Neves, à época no Flamengo , pede para bater a falta e pede para o companheiro de equipe confiar nele. Deu certo. Deu tão certo que a confiança permaneceu alta para um chutaço no canto de Cavalieri que fez com que marcasse seu nome e fosse relembrado 12 anos depois.

Fluminense 1 x 0 Flamengo em 2012 - Aquele do voleio do Fred

Todo tricolor sabe muito bem como terminou o Campeonato Brasileiro de 2012. Naquele clássico, o Fluminense já era líder da Série e num time com Deco, Fred e Thiago Neves (dessa vez do lado tricolor), foi o centroavante que ficou marcado com um lindo gol de voleio. Um dos mais bonitos da carreira do atacante quase caiu no esquecimento. Se Bottinelli foi herói no Fla-Flu destacado anteriormente, dessa vez não conseguiu dar a vitória para o Flamengo , já que perdeu o pênalti que poderia ser o de empate rubro-negro. No fim das contas, mais três pontos e Fluminense mais perto do quarto título brasileiro.

Flamengo 2 x 1 Fluminense em 2017 - Aquele do Rodinei contra o Orejuela

O segundo jogo da final do Carioca começou elétrico. Henrique Dourado abriu o placar para o Flu aos três minutos e deixou a final aberta. Como o Flamengo havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0, o empate levava o título para a Gávea. A primeira final de um Fla-Flu no século mudou quando Guerrero empatou o jogo, aos 39. Cavalieri ainda foi expulso no fim da partida, ao derrubar Rodinei fora da área. Aos 50 minutos, o último golpe: o próprio Rodinei disparou, entrou na área e chutou no gol defendido pelo improvisado Orejuela que tentou, mas não chegou nem perto de evitar o que já parecia definido.

Fluminense 4 x 1 Flamengo em 2023 - Aquele da final do Carioca

O primeiro título de Fernando Diniz com um clube de Série A foi justamente em um dos melhores momentos da equipe na atual temporada. Com exibição de classe no domingo de Páscoa, a torcida tricolor comemorou demais o chocolate aplicado em cima do maior rival. A decisão teve gols desde os experientes, como Marcelo e Cano aos mais novos, caso do jovem Alexsander. Por mais que não seja o Fla-Flu mais recente e tenha uma eliminação na Copa do Brasil no caminho, é o que ficará marcado para a torcida graças ao amplo domínio tricolor em campo.

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade