Nesta segunda-feira, Flamengo e Fluminense fizeram um jogo intenso, com chances dos dois lados e ânimos acirrados, porém terminaram empatados em 1 a 1, resultado ruim para os rubro-negros na briga pelo título do Brasileirão . O clássico, pela 34ª rodada, teve todos os ingredientes de um duelo bastante disputado, mas ficou igualado com gols de Arrascaeta e Yony González.
A equipe de Tite desperdiçou a chance de equilibrar ainda mais a briga pela liderança do Brasileirão. O Flamengo ficou na quinta colocação, com 57 pontos, dois a menos que o líder Botafogo, que tem um jogo a menos. Agora, os rubro-negros terão algumas semanas para trabalhar por conta da data Fifa e só voltam a campo no dia 23, para receber o Bragantino, às 21h30 (de Brasília).
O Fluminense seguiu na oitava colocação, agora com 47 pontos. Campeão da Libertadores, a equipe de Fernando Diniz briga apenas por premiações no Campeonato Brasileiro, já que garantiu sua vaga na próxima edição do torneio continental com o título. Na próxima rodada, os tricolores pegam o São Paulo, no dia 22, no Maracanã, às 21h30.
FIIIIM DE JOGO! Com gol de Yony González, o campeão da América fica no empate por 1 a 1 com o Flamengo. pic.twitter.com/Bum9mbKgQ5
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) November 11, 2023
O jogo
O Flamengo não demorou a dominar as ações ofensivas. Apostando em investidas pelos lados, a equipe rondou a área e fez o goleiro Fábio trabalhar. Marlon se enrolou, Erick Pulgar roubou a bola e lançou Everton Cebolinha. O camisa 11 encheu o pé e a bola carimbou na trave. Em seguida, Filipe Luís cruzou e Luiz Araújo fez o camisa 1 tricolor saltar para defender duas finalizações consecutivas. Na sobra, Filipe Luís chutou e o goleiro do Fluminense salvou com o rosto.
A equipe de Fernando Diniz tentou uma reação, apostando em investidas de Arias e em finalizações de John Kennedy e Marcelo, mas esbarrava no bloqueio imposto pelos flamenguistas. Enquanto isso, o Flamengo seguia incisivo. Em nova brecha pela esquerda, Arrascaeta cruzou e Gerson, após matar no peito, finalizou nas mãos de Fábio.
De tanto pressionar, o Flamengo saiu na frente aos 46 minutos. Pulgar aproveitou espaço e lançou Arrascaeta na esquerda. O camisa 14 se livrou de Nino e chutou no cantinho da meta de Fábio.
No segundo tempo, o Fluminense voltou com novo ânimo devido às entradas de Diogo Barbosa, Lima e Yony González. Seguros ao trocar passes, os tricolores abriam caminho para avançar. Arias cruzou e, após corta-luz de Ganso, Yony arriscou, mas seu chute saiu sem direção. Lima e Ganso tiveram boas chances logo depois. Em seguida, John Kennedy se livrou de um marcador e avançou até a área, obrigando Rossi a sair para evitar a conclusão.
O empate tricolor veio aos 17 minutos. Martinelli fez o lançamento e Arias subiu livre entre os zagueiros. O colombiano escorou e Yony González, de carrinho, mandou para a rede. O autor do gol saiu de campo aos 22, devido a um problema na coxa.
Diante do panorama da partida, o técnico Tite decidiu fazer as cinco alterações do Flamengo. A aposta era na velocidade de Bruno Henrique e no toque de bola de Everton Ribeiro. O atacante foi acionado, mas, em sua melhor oportunidade, pecou ao tentar o cruzamento.
A reta final foi franca, com os flamenguistas partindo para cima e os tricolores se mostrando perigosos no contra-ataque. Válvula de escape do Rubro-Negro, Gerson entrou na área e concluiu, mas Alexsander se desdobrou para salvar. O Fluminense, logo depois, teve a chance da virada nos pés de John Kennedy. O camisa 9 foi lançado por Diogo Barbosa e levou a melhor sobre o marcador, mas Rossi evitou a chance.
Gerson teve nova oportunidade e finalizou rasteiro, mas Fábio saltou para defender. Os tricolores buscaram chances com John Kennedy e Arias. No final, Gabigol e Nino protagonizaram uma confusão, com direito a empurrões.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X FLUMINENSE
Local:
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data:
11 de novembro de 2023, sábado
Horário:
18h30 (de Brasília)
Renda:
R$ 3.041.395,00
Público:
59.979 pagantes / 64.399 presentes
Árbitro:
Wilton Pereira Sampaio (GO-Fifa)
Assistentes:
Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa-RJ) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ)
VAR:
Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP-VAR-Fifa)
Cartões amarelos:
Erick Pulgar (Flamengo), Ganso, Arias, Alexsander, John Kennedy (Fluminense)
Cartão vermelho:
Gabigol (Flamengo) e Nino (Fluminense)
Gols:
FLAMENGO:
Arrascaeta aos 46 minutos do 1º tempo.
FLUMINENSE:
Yony González, aos 17 minutos do 2º tempo.
FLAMENGO:
Rossi; Matheuzinho, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta (Everton Ribeiro); Luiz Araújo (Bruno Henrique), Pedro (Gabigol) e Everton Cebolinha (Thiago Maia).
Técnico:
Tite
FLUMINENSE:
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Marlon (Lima) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Martinelli e Ganso (Alexsander); Arias, John Kennedy e Keno (Yony González) (Lelê).
Técnico:
Fernando Diniz