Flamengo x Fluminense marca duelo dos últimos campeões da Libertadores e técnicos da Seleção

Tite e Fernando Diniz. Os dois técnicos serão uma atração à parte no Flamengo x Fluminense deste sábado, às 18h30 (de Brasília) no Maracanã, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A última vez que eles estiveram lado a lado à beira do campo foi há sete anos, quando ainda estavam em outra prateleira no cenário do futebol.

Tite e Diniz, personagens à parte no Fla-Flu — Foto: Infoesporte

Tite já era consagrado. Tinha conquistado 14 dos seus 15 títulos como treinador, entre eles os dois maiores: a Conmebol Libertadores e o Mundial de Clubes de 2012 com o Corinthians. Diniz, por sua vez, vivia só o início da carreira e estava longe de suas maiores conquistas, que foram o Campeonato Carioca e a Libertadores de 2023 com o Fluminense. Naquela época, tinha só uma Série A3 do Paulistão e duas Copas Paulistas entre 2009 e 2010, por Paulista de Jundiaí e o extinto Votoraty-SP.

Agora, eles voltam a se enfrentar como os dois últimos técnicos da seleção brasileira. Tite ocupou o cargo mais cobiçado pelos treinadores do país entre 2016 e 2022 e teve um aproveitamento impressionante de 80,2% ao longo de seis anos. No período, conquistou a Copa América de 2019, mas ficou marcado pelos fracassos nas duas Copas do Mundo que disputou, caindo nas quartas de final.

Tite e Diniz na Seleção — Foto: Lucas Figueiredo (CBF) e Pedro Martins (Foto FC)

Diniz chegou à Seleção este ano como aposta da CBF após o sucesso que vinha fazendo: foi eleito o melhor técnico do Campeonato Carioca e impressionava na Libertadores. Ele foi anunciado em julho como o sucessor de Tite, mas por tempo limitado: até a chegada do italiano Carlo Ancelotti no meio de 2024. Em quatro jogos com o Brasil nas eliminatórias, tem 58,3% de aproveitamento.

Tira-teima entre os técnicos

Os dois treinadores se enfrentaram apenas duas vezes até agora, ambas no Campeonato Paulista de 2016. No primeiro confronto, o Corinthians de Tite levou a melhor e venceu o Audax-SP por 1 a 0 no estádio José Liberatti, em Osasco, pela fase de grupos. Mas o time de Diniz deu o troco ao se reencontrarem na semifinal: após empate em 2 a 2 na Neo Química Arena, o Audax-SP venceu por 4 a 1 nos pênaltis e avançou para decidir o título contra o Santos.

Diniz e Tite no Corinthians x Audax-SP em 2016 — Foto: Mauro Horita

Em seus atuais clubes, a dupla é motivo de otimismo entre os torcedores. Diniz vive um trabalho de longo prazo, já está no comando do Fluminense há mais de um ano e levou o time ao maior título de sua história com a recente Conmebol Libertadores, conquistada na semana passada. Tite, por outro lado, acabou de completar um mês no Flamengo . Apesar do pouco tempo, fez a equipe evoluir e entrar na briga pelo Brasileirão.

Tira-teima entre os campeões

Além do duelo à parte dos treinadores, o Fla-Flu deste sábado também traz uma outra coincidência: vai ser o encontro os últimos campeões da Conmebol Libertadores. O Rubro-Negro é tricampeão da América do Sul e conquistou o torneio em 1981, 2019 e 2022, enquanto o Tricolor alcançou o título inédito em sua história esse ano.

Flamengo foi o campeão da Libertadores em 2022 — Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez

Em 2022, o Flamengo foi campeão continental passando por Talleres (Argentina), Universidad Católica (Chile), Sporting Cristal (Peru), Tolima (Colômbia), Corinthians, Vélez Sarsfield (Argentina) e Athletico-PR. Já em 2023, o Fluminense conquistou a América do Sul superando Sporting Cristal (Peru), The Strongest (Bolívia), River Plate (Argentina), Argentinos Juniors (Argentina), Olimpia (Paraguai), Internacional e Boca Juniors (Argentina).

Para o Flamengo , que só perdeu dois titulares desde a conquista do ano passado (Rodinei e João Gomes), o clássico deste sábado vale muito. O Rubro-Negro está só a três pontos do líder Botafogo e entrará de vez na disputa pelo Brasileirão em caso de vitória no Fla-Flu. Já garantido na Conmebol Libertadores de 2024, o Fluminense tem poucas ambições no jogo em termos de tabela, porém, tem a motivação de atrapalhar o que pode ser o único título de seu arquirrival na temporada.

Fluminense foi o campeão da Libertadores em 2023 — Foto: André Durão / ge

Este ano, Flamengo e Fluminense já se enfrentaram seis vezes, com duas vitórias para cada lado e dois empates. O Tricolor levou vantagem no Carioca, quando se sagrou campeão estadual sobre o rival com um placar agregado de 4 a 3. O Rubro-Negro deu o troco na Copa do Brasil, quando venceu por 2 a 0 no agregado e eliminou o rival nas oitavas de final. Quem levará a melhor no desempate?

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte