O tempo não ajudou muito para deixar o cenário perfeito no Rio de Janeiro. No entanto, mesmo depois de uma madrugada chuvosa e com o Cristo Redentor parcialmente encoberto pela névoa, o lateral-esquerdo Filipe Luis, do Flamengo , revelou a escolha número 125 (#4 rodada) do Draft da NFL, em uma parceria inédita entre o Rubro-Negro e o Miami Dolphins . O wide receiver de Texas Tech Erik Ezukanma foi draftado pela equipe da Flórida.
Em inglês e em português, Filipe Luis anunciou o nome de Ezukanma. Em seguida, comentou a experiência de poder participar de um evento como o Draft da liga americana e fez embaixadinhas com a bola oval aos pés do Cristo Redentor.
- É muito legal. Um jogador de futebol poder compartilhar experiência de outras esportes. Eu, particularmente gosto muito de tênis. Tenho companheiros, como o (William) Arão que é apaixonado por NFL e me deu todos os resumos dos times antes de eu vir aqui. Outros são apaixonados por basquete. Acho que temos que ter uma comunicação entre todos os esportes. Poder trazer a NFL aqui para o Brasil é uma oportunidade espetacular. Me sinto um privilegiado por ter participado desse Draft - disse o lateral, que espera ver um jogo de futebol americano no Maracanã:
- Com certeza ia lotar. Ia ser muito legal, uma oportunidade espetacular de poder ver esses jogadores aqui no Brasil - finalizou.
Torcedor do Flamengo e dos Dolphins
Nem mesmo o tempo ruim espantou um torcedor, que fez questão de ir ao cartão postal da Cidade Maravilhosa para prestigiar a ação que juntou o futebol americano e o "soccer". Alberto Bins, fã do Flamengo e dos Dolphins, não perdeu a chance.
- É o momento que a gente tem para estar mais perto do esporte que a gente gosta e já joguei. Aí eu vim prestigiar. Sou torcedor do Flamengo e do Miami, desde 2010. A NFL está entrando aqui é muito bom, que a gente tem mais contato. Já teve evento com o Duzão, brasileiro, com o Russell Wilson... Eu sempre vou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/f/4/lZ6wtlQDWWrpG7o4Vj4g/whatsapp-image-2022-04-30-at-12.57.08.jpeg)
Torcedor Miami Dolphins Flamengo Cristo Redentor NFL — Foto: Clara Casé
NFL chegando no Brasil
O momento faz parte de um projeto de internacionalização da NFL, no qual os Dolphins ganharam o direito, sozinhos, de explorar o mercado brasileiro. Além do crescimento dos perfis oficiais brasileiros da modalidade (NFL Brasil, Patriots Brasil e Dolphins Brasil), a liga prevê cada vez mais ações no país.
Ao longo de 2021, a NFL definiu os times que vão explorar os principais mercados internacionais para liga, com o Brasil entre eles, o segundo país de maior audiência da modalidade fora dos Estados Unidos, atrás apenas do México.
Miami foi justamente a franquia que escolheu usar o mercado brasileiro para expandir o interesse pelo esporte e pelo time. O Draft 2022 acontece em Las Vegas, no famoso chafariz do Bellagio, um dos principais hotéis-cassino da cidade no deserto de Nevada. Ao todo, dez times anunciarão escolhas do draft em locais marcantes fora dos Estados Unidos. Além do Brasil, a Grã-Bretanha será responsável por anúncios de Jaguars, Jets e Bears; a Alemanha, de Panthers, Chiefs e Bucs; e o México, de Steelers, Cardinals e Texans.