A irregularidade é um dos efeitos colaterais de um período de Copa América que ainda traz quatro desfalques importantes e sobrecarrega outros jogadores do elenco do Flamengo . Os quase 55 mil torcedores que foram ao Maracanã ontem não esperavam ver o time tropeçar em um Cuiabá que ronda a zona de rebaixamento do Brasileirão , principalmente após a vitória soberba sobre o Atlético-MG, em Belo Horizonte. Porém, o rubro-negro só conseguiu o empate em 1 a 1 , com gols de Derik Lacerda e Pedro.
E foram 60 minutos até que o Flamengo conseguisse desbloquear os obstáculos que eram impostos por um adversário destemido e pela baixa intensidade apresentada por vários jogadores. Nomes como Luiz Araújo, Allan, Pulgar — que acabou de voltar da Copa América — e Lorran explicam os dois pontos terem escapado.Mesmo assim, agora, são 17 pontos conquistados nos últimos 24 possíveis.
Os primeiros instantes do jogo de ontem sugeriam que a noite seria de festa: foram pelo menos três grandes chances diante do goleiro Walter. Porém, a equipe mato-grossense não sentiu a pressão. Pelo contrário, agrediu na sequência. Derik Lacerda carrregou pelo meio da defesa sem ser incomodado e, no primeiro ataque, contou com um desvio de seu chute em David Luiz para enganar Rossi e abrir o placar.
O Cuiabá tinha um goleiro em boa noite, apesar da falta de pontaria rubro-negra, e pôde deixar constantemente cinco homens na retaguarda, além de picotar bastante o jogo.
O Flamengo não deixou de agredir. As chances vinham por baixo e por cima, mas faltou efetividade. Soma-se a isso a lesão de Bruno Henrique, que saiu no primeiro tempo. Exame descartou fratura no tornozelo direito.
Lorran, que o substituiu, foi o maior exemplo da desatenção da equipe, que também teve um lado esquerdo bem ausente. Além de faltar ritmo, o time parecia pilhado pelo ambiente.
O gol saiu aos 14 minutos do segundo tempo, quando Ayrton Lucas fez um cruzamento perfeito na cabeça de Pedro, que marcou o seu 25º gol em 34 jogos na temporada. Poderia ser a faísca para uma remontada, mas o Flamengo parou no empate. Crescer o volume no fim da partida diante de um Cuiabá que seguiu sólido na defesa não adiantou.
Dois pontos imperdíveis ficaram pelo caminho, mas o Flamengo, ao menos, segue líder do Brasileirão, com 31. Porém, precisará secar os rivais mais abaixo na tabela (Botafogo, Palmeiras e Bahia) para manter a gordura. Na próxima quinta-feira, às 20h, outra vez no Maracanã, o rubro-negro recebe o Fortaleza.