Flamengo x Criciúma: VAR percebe segunda bola em campo antes do pênalti; veja como foi a análise

A CBF divulgou a análise do VAR dos dois pênaltis marcados no jogo Flamengo x Criciúma, na tarde de sábado no Mané Garrincha, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro venceu a partida por 2 a 1, de virada, mas houve muita reclamação do Tigre.

No lance que decidiu o jogo, Barreto chutou uma segunda bola que estava em campo para desarmar Cebolinha na área. A gravação divulgada pela CBF mostra que o árbitro de vídeo Pablo Ramon Goncalves Pinheiro e seus auxiliares na cabine do VAR perceberam a segunda bola em campo só três segundos antes do pênalti e concordaram com a marcação do juiz Maguielson Lima Barbosa (veja acima) .

Segundo o livro de regras da Fifa, na página 102, artigo 1 da regra 12, é tiro livre direto se alguém "arremessar um objeto na direção da bola, de um adversário ou de um membro da equipe de arbitragem, ou tocar na bola com um objeto". De acordo com o comentarista de arbitragem do Grupo Globo, PC Oliveira, o pênalti foi bem marcado:

- Tem uma ação proposital do Barreto jogando a segunda bola na principal. Essa segunda bola, de acordo com a regra, é considerada como um objeto. Toda vez que usa um objeto e arremessa contra o adversário ou na bola do jogo, é tiro livre direto. Pênalti bem marcado. E muito tem se falado se o árbitro deveria paralisar o jogo por ter duas bolas em campo. De acordo com a regra, o jogo só é paralisado se a segunda bola interferir. Nesse caso, só houve a interferência a partir de uma ação proposital do Barreto - explicou PC.

Já no pênalti sofrido por Arrascaeta, mas desperdiçado por Pedro, Maguielson não marcou a infração em campo e foi chamado ao monitor para rever o lance. Veja abaixo como foi a análise do lance:

Maguielson: - Não, tem um mínimo contato e ele já está caindo .

VAR: - Claramente dentro da área. Deixa eu ver se ele já está desequilibrado. O contato é no pé esquerdo dele, e a bola ia na direção em que ele estava driblando. O contato é no pé esquerdo e impacta no jogador que ia seguir em direção à linha de fundo. Maguielson, o contato é suficiente para derrubar, sugiro revisão para possível penal.

Maguielson: - Ok, solta em velocidade normal, tá? O ponto de contato eu já vi. Tem outro ângulo? O defensor perde a passada e calça ele com o pé direito, ok? Vou alterar minha decisão e marcar tiro penal em cartão.

VAR: - Ok, boa decisão.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte