Após viver o clima da Libertadores na semana passada, o Flamengo volta o foco para a final do Campeonato Carioca. Depois de um domingo de folga, o elenco rubro-negro se reapresenta na manhã desta segunda-feira no Ninho do Urubu para os últimos dias de preparação para encarar o Nova Iguaçu, sensação do estadual do Rio de Janeiro em 2024 e que eliminou o Vasco na semifinal.
O primeiro jogo será no sábado, às 17h (de Brasília) no Maracanã, e o segundo está marcado para o domingo de 7 de abril, no mesmo estádio, mas ainda sem horário confirmado. Um confronto onde Tite buscará o seu primeiro título no Flamengo , que entrará em campo não só com o favoritismo por ser contra um time de menor expressão, mas também carregando uma responsabilidade histórica.
Sempre que um time fora dos quatro grandes do Rio chegou numa fase final (seja jogo único, ida e volta, melhor de três, triangular ou quadrangular) tirando vaga de Botafogo, Flamengo , Fluminense ou Vasco, ele nunca conseguiu ser campeão. Em 118 anos de Campeonato Carioca, isso aconteceu 15 vezes. Veja abaixo:
Obs: os 11 títulos cariocas conquistados por clubes fora dos quatro grandes (América em 1913, 1916, 1922, 1928, 1931, 1935 e 1960; Bangu em 1933 e 1966; São Cristóvão em 1926 e Paysandu em 1912) foram no sistema de pontos corridos, sem uma final ou fase final.
Serão cinco dias de treinos para Tite definir a equipe para o primeiro jogo da final, porém, só em três o técnico deve ter o elenco completo. Os jogadores convocados do elenco ainda jogarão na terça-feira por suas seleções e só vão se reapresentar na tarde de quarta.
São os casos de Fabrício Bruno e Ayrton Lucas, que vão enfrentar a Espanha pelo Brasil em Madrid, às 17h30 (de Brasília); e Arrascaeta, De la Cruz e Viña, que às 16h30 (de Brasília) jogarão pelo Uruguai contra a Costa do Marfim em Lens, na França.
Varela também estava com a seleção uruguaia, mas foi liberado do jogo e voltou ao Rio no domingo, mas também só deve se reapresentar ao Flamengo na quarta. Isso porque sua filha, Mile, vai nascer nesta terça-feira.
Já Erick Pulgar, que foi cortado pela seleção chilena por conta de desgaste muscular, segue fazendo tratamento no quadríceps. A expectativa é que ele volte a treinar com o grupo nesta semana e não seja problema para a final.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv