Flamengo volta aos treinos nesta quinta-feira com cinco desafios para a Data Fifa; entenda

Depois de três dias de folga, o elenco do Flamengo se reapresenta na manhã desta quinta-feira para retomar os trabalhos no Ninho do Urubu. Após uma maratona de jogos em agosto e um raro descanso graças à Data Fifa, o Rubro-Negro agora terá seis sessões de treinamento até o jogo contra o Bahia, que vale vaga na semifinal da Copa do Brasil, e nove antes do clássico com o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro.

A programação rubro-negra tem treinos quinta, sexta e sábado, e segunda, terça e quarta, com uma folga no domingo no meio. Diante dos vários problemas recentes enfrentados pelo Flamengo , o ge levantou cinco desafios que Tite e sua comissão técnica terão para resolver no período. Veja abaixo:

A ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho de Pedro caiu como uma bomba no Flamengo , que perde o artilheiro do Brasil no ano para o restante da temporada. A diretoria rubro-negra estuda se voltará ao mercado (com a janela fechada, só jogadores sem clubes podem ser contratados), mas por enquanto Tite vai ter que buscar uma solução interna.

Gabigol vai a campo com fisioterapeuta após lesão coxa direita — Foto: Marcelo Cortes / CRF

Gabigol surge como favorito à vaga. Apesar de vir em baixa desde o ano passado, quando perdeu a titularidade, o ídolo rubro-negro pode ter a sequência que tanto buscava. Destaque do Carioca pelo Nova Iguaçu, Carlinhos não conseguiu se firmar ainda, além de que ele não pode jogar na Copa do Brasil. Bruno Henrique também pode ser improvisado na função. No sub-20, Wallace Yan é quem vem atuando na posição, mas originalmente é ponta.

A bruxa está à solta no Ninho, e o Flamengo tenta recuperar os casos menos complicados do departamento médico. Pedro, Cebolinha e Viña não jogam mais esse ano; Michael só deve voltar no fim de outubro, e De la Cruz será preparado para tentar retornar para os jogos contra o Peñarol, do Uruguai, nas quartas de final da Libertadores.

Arrascaeta deixa o gramado com dores em Botafogo x Flamengo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Sobram três jogadores que podem voltar já a tempo das próximas partidas: Gabigol é quem está mais avançado na recuperação da lesão na coxa direita e já iniciou a transição em campo. Em fase final de tratamento na coxa esquerda, Arrascaeta também corre contra o tempo para tentar retornar contra o Bahia na Copa do Brasil. E Léo Pereira, que sofreu uma pancada no joelho esquerdo, em tese é o que menos preocupa.

Dos quatro reforços contratados nesta janela, Alex Sandro é quem precisava de uma preparação maior devido ao fato de não jogar desde o dia 25 de maio, pela última rodada do Campeonato Italiano. Ele se despediu da Juventus com um gol de cabeça na vitória por 2 a 0 sobre o Monza e desde então vinha mantendo a forma treinando no Portimonense, em Portugal.

Alex Sandro, do Flamengo, com a camisa 26 — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Aos 33 anos, o lateral-esquerdo se apresentou no último sábado no Ninho do Urubu e deu início aos treinamentos. Enquanto o elenco estava de folga, o jogador continuou treinando desde terça no CT para acelerar a preparação. Com Ayrton Lucas suspenso no Brasileiro, Alex Sandro está sendo preparado para estrear no clássico contra o Vasco no dia 15.

Tanto Alex Sandro, quanto Alcaraz e Gonzalo Plata não podem jogar contra o Bahia porque foram contratados após o prazo das quartas de final da Copa do Brasil (o trio ficará à disposição no torneio caso o Flamengo avance para a semifinal). Mas Tite já vai aproveitar a Data Fifa para entrosá-los com os novos companheiros.

Alcaraz em ação em treino do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Alcaraz chegou na última sexta-feira, fez só dois treinos com o grupo e já estreou na derrota para o Corinthians no domingo. Ele entrou bem no segundo tempo, mas acabou expulso no fim e cumprirá a suspensão contra o Vasco. Assim como Alex Sandro, Plata poderá fazer a sua estreia no clássico.

Tite já reconheceu que precisa reequilibrar novamente o Flamengo , e os números mostram que isso necessariamente passa pela defesa. Nas últimas 20 partidas, o time rubro-negro levou 22 gols, média maior do que um sofrido por duelo. No período ainda teve a goleada de 4 a 1 para o Botafogo (desde o Corinthians de 2013 uma equipe comandada pelo técnico não era vazada quatro vezes em um mesmo jogo).

Tite em treino do Flamengo — Foto: Marcelo COrtes / CRF

Há um ano, quando assumiu o Flamengo , Tite começou a arrumar o time pelo ajuste defensivo e ficou quatro das seis primeiras partidas sem sequer ser vazado. E no Carioca desse ano teve a melhor defesa da história do Estadual com apenas um gol sofrido (sendo que este foi da equipe de garotos comandada pelo interino Mário Jorge enquanto o elenco principal fazia pré-temporada nos Estados Unidos).

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte