Flamengo volta aos treinos e Tite tem a missão de colocar ordem na casa em meio aos inúmeros problemas; confira

Após três dias de descanso devido à pausa para a Data FIFA, o Flamengo voltou aos treinos na manhã desta quinta-feira no Ninho do Urubu, iniciando sua preparação para uma sequência decisiva na temporada. Com seis sessões de treinamento antes do confronto com o Bahia, pelas quartas de final da Copa do Brasil, e nove até o clássico contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Tite terá importantes questões para resolver em um momento crítico para o Rubro-Negro.

A lesão de Pedro, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, foi um duro golpe para o Flamengo. O artilheiro da temporada, com 30 gols, está fora do restante de 2024, deixando uma lacuna difícil de preencher. Com o mercado fechado, a diretoria estuda opções entre jogadores sem contrato, mas, por ora, a solução terá que ser encontrada dentro do elenco. Gabigol, que busca retomar seu protagonismo, surge como o principal candidato a assumir a vaga de Pedro. Bruno Henrique também pode ser improvisado na função, enquanto Carlinhos, destaque do Nova Iguaçu, ainda não conseguiu se firmar na equipe.

Além da lesão de Pedro, o departamento médico rubro-negro continua movimentado. Everton Cebolinha e Viña também estão fora até o fim da temporada, enquanto Michael, com lesão na coxa, só deve retornar em outubro. Já De la Cruz segue em tratamento intensivo com a expectativa de voltar nos confrontos contra o Peñarol, pela Libertadores.

Outro desafio para Tite será integrar os reforços recentes. Alex Sandro, que não atua desde maio, está em fase de readaptação e treinou durante a pausa para acelerar seu retorno. O lateral-esquerdo é preparado para estrear contra o Vasco, já que Ayrton Lucas está suspenso. No entanto, ele, assim como Alcaraz e Gonzalo Plata, não poderá enfrentar o Bahia, pois chegaram após o fechamento da janela para a Copa do Brasil.

Tite também terá que reequilibrar a defesa rubro-negra, que nas últimas 20 partidas sofreu 22 gols, uma média preocupante para o técnico. A defesa, que já foi o ponto forte do time sob o comando de Tite, precisa de ajustes urgentes para que o Flamengo consiga retomar o caminho das vitórias e manter-se competitivo nas duas frentes — Copa do Brasil e Libertadores.

Com a retomada dos treinamentos, o Flamengo se prepara para um mês de setembro desafiador, tanto dentro quanto fora de campo. O primeiro teste será contra o Bahia, no dia 12, em um confronto que vale vaga na semifinal da Copa do Brasil.

Fonte: S1Live