Flamengo vira sobre o Cuiabá com gols da base; Filipe Luís rasga elogios aos jovens talentos

O Flamengo conquistou uma virada importante na Arena Pantanal nesta quarta-feira (20), vencendo o Cuiabá por 2 a 1, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Rubro-Negro foram marcados pelos jovens Guilherme e Matheus Gonçalves, revelações das categorias de base do clube.

Após a partida, o técnico Filipe Luís destacou o desempenho dos garotos e elogiou sua maturidade em campo. No entanto, reforçou a importância de administrar com cuidado o desenvolvimento dos jovens atletas para evitar sobrecarga ou pressão excessiva.

- A vantagem que eu tenho de ter trabalhado no sub-17 e no sub-20 é que eu conheço todos os meninos que estão no clube. Sei o que eles podem render, e eu sou um treinador que me guio muito pelos treinos. Vejo os detalhes e depois revejo o treino, que é gravado, para entender como foram esses comportamentos. Guilherme e Matheus treinaram juntos durante a semana, e uma das minhas questões foi deixar o Matheus fora pensando no segundo tempo. Para ter uma troca imponente no campo, sei que ele não entrou da melhor forma, não foi a melhor versão do Matheus, mas esse foi o meu pensamento. Guilherme e Matheus se deram bem juntos.

Filipe Luís revelou que já planejava utilizar Guilherme em partidas importantes, como no clássico contra o Fluminense no returno do Brasileirão, mas decidiu adiar sua estreia oficial para o momento ideal.

- Conheço bem o Gui, quis colocá-lo contra o Fluminense uns jogos atrás, mas não senti confiança. Tenho que ter muito cuidado com esses meninos para não queimar. Não esperava que ele fosse fazer o gol e estar jogando solto do jeito que ele foi. Mas tenho muita confiança nele porque jogou todos os jogos comigo no sub-20. Confio muito nesse jogador. Nele, no Matheus e em muitos outros que estão subindo agora e tendo oportunidades de treinar com a gente. Com certeza vão nos ajudar nesse período.

Confira outras respostas de Filipe Luís na coletiva de imprensa após a vitória do Flamengo:

Falta de efetividade
- Em todas as coletivas a gente bate nesse assunto do gol, é um assunto delicado porque, da parte que me compete é bom para mim porque o time está criando. Isso quer dizer que o trabalho está sendo bem feito na parte ofensiva. Realmente a gente está pecando em fazer gols. Da minha parte, o que posso fazer é dar treinamentos, comportamentos e conceitos. E essa vivência perto do gol com os goleiros para eles se sentirem mais frios. A melhor forma de esquecer desse assunto é não falar dele, é só treinar.

- Quando ganha, ganha todo mundo, quando perde, perde todo mundo. A postura dos jogadores em campo hoje foi incrível. Às vezes não se traduz com bola na rede, mas são jogadores que têm muito gol. Michael tem muito gol, Bruno Henrique tem muito gol, Alcaraz tem muito gol, Ayrton tem muito gol. Eu escolhi jogadores que têm gol para jogar na frente e às vezes a bola não entra, mas o importante era sair com a vitória.

Como foi a tomada de decisão de não trazer jogadores de seleções?

- O planejamento dessa semana foi em função dos atletas que treinaram. O Gerson seria titular no Brasil, ou seja: um descarte. Se jogou 90 minutos ontem, não pode jogar hoje. O Varela a princípio seria relacionado, ele me falou que seria titular, então preferi não trazer. O Plata já sabemos que jogou 60 minutos em Barranquilla e não seria possível. O último caso seria o Léo Ortiz. Aí iam jogar Fabrício e Léo (Pereira), que treinaram a semana inteira e viram todos os comportamentos e o nosso plano de jogo.O Cleiton também e o David também.

- O David Luiz passou mal, muitos jogadores estão com essa virose. Meus filhos estão com virose também. Mas jogaram no esforço, caso do Bruno Henrique, Allan. Eu confio no Cleiton. Então foi decisão minha de dizer para o clube que não precisava do Léo Ortiz porque confio nos jogadores que tenho. E eu não posso correr riscos nessa reta final com jogadores que estão como o Léo. O Léo Ortiz mudou todo o planejamento de treino essa semana, o corpo gera uma adaptação e não ia dormir essa noite. Então essa foi minha decisão sobre a Data Fifa.

Fonte: S1Live