Flamengo venceu apenas uma vez em Quito e tem aproveitamento de 31% em jogos na altitude

publicidade

O Flamengo entra em campo nesta terça-feira, às 19h (de Brasília), contra a LDU, em Quito, no Equador, pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. E o principal adversário do time comandado por Filipe Luís é a altitude, um fantasma para o clube rubro-negro. O aproveitamento é de 31%.

A partida em Quito será a sétima na história do Flamengo contra rivais equatorianos. O retrospecto é desfavorável: quatro derrotas, um empate e apenas uma vitória, esta contra a LDU, por 3 a 2, em 2021, pela fase de grupos da Libertadores.

O Flamengo ainda enfrentou o Independente Del Valle e o Aucas atuando em Quito. Em 2020, sob comando de Domènec Torrent, derrota por 5 a 0 para o Del Valle e o maior revés do clube em uma partida pela Libertadores. A última vez que atuou em Quito foi em 2023, na derrota para o Aucas por 2 a 1, sob comando de Vítor Pereira.

Com Tite, Flamengo empata com Millonarios na Libertadores na altitude — Foto: RAUL ARBOLEDA / AFP

Veja abaixo os jogos do Flamengo em Quito:

Mas o problema da altitude não está só em Quito. Levando em consideração os jogos disputados acima de 2.500 metros de altitude por torneios sul-americanos, o desempenho do Flamengo é ruim. Foram 17 partidas, com quatro vitórias, quatro empates e nove derrotas. O Rubro-Negro marcou 18 gols e sofreu 27, tendo aproveitamento de apenas 31,37%.

LDU x Flamengo na Libertadores de 2021 — Foto: Reprodução / O Globo

E a última alegria na altitude foi há quase quatro anos. Em maio de 2021, o time dirigido por Rogério Ceni teve a revanche contra a LDU e venceu por 3 a 2, no estádio Casablanca. A lembrança é positiva, mas o jogo foi sofrido: o Flamengo abriu 2 a 0 no primeiro tempo com uma excelente atuação, com Gabigol e Bruno Henrique marcando os gols. Mas sofreu um apagão na segunda etapa e levou dois gols. O então camisa 9 foi quem decidiu, ao converter o pênalti sofrido por Arrascaeta nos minutos finais.

O Flamengo abre a terceira rodada da fase de grupos da Libertadores com três pontos conquistados em dois jogos, ocupando a terceira colocação do Grupo C. O Rubro-Negro estreou vencendo fora de casa o Deportivo Táchira (Venezuela) e acabou derrotado no Maracanã por 2 a 1 pelo Central Córdoba (Argentina).

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte