Foi mais do que um jogo no Maracanã.
O Flamengo recebeu o Madureira pela 6ª rodada do Campeonato Carioca exatamente um ano após o incêndio que matou os 10 crianças no Ninho do Urubu. Dentro de campo, o rubro-negro venceu por 2 a 0, mas a noite ficou marcada pelas inúmeras homenagens realizadas no estádio.
Gabigol e Pedro garantiram o placar e asseguraram a vaga flamenguista nas semifinais da Taça Guanabara. Já o Madureira, que ainda brigava pela vaga no outro grupo, fica de fora do mata-mata e garante Fluminense e Volta Redonda entre os 4 finalistas.
O favoritismo do time de Jorge Jesus foi exercido em campo, e o rubro-negro pressionou do início ao fim da partida. A falta de ritmo por conta do retorno recente das férias ainda é notável, mas o time segue mostrando um futebol vistoso e criando chances claras de gol. Um destaque positivo foi a atuação dos reforços. Léo Pereira, Michael e Pedro fizeram boa partida e participaram de lances capitais do duelo. Neste sábado, a rede balançou três vezes, duas valeram - e assim foi suficiente.
Ficha técnica
Flamengo 2 x 0 Madureira
GOL:
Gabigol e Pedro
FLAMENGO:
Diego Alves; Rafinha, Léo Pereira, Gustavo Henrique e Renê; Willian Arão, Gerson (Diego), Everton Ribeiro (Michael) e Arrascaeta (Pedro); Bruno Henrique e Gabigol.
Técnico:
Jorge Jesus.
MADUREIRA:
Douglas; Rhuan (Gedeílson), Marcelo Alves, Allan e Marlon; André Luiz, Humberto e Luciano Naninho (Nathan); Emerson Carioca, Ygor Catatau e Wander (Anderson).
Técnico:
Toninho Andrade
Público pagante: 60.054
Público presente: 64.576
Renda: R$ 1.555.172,00
Estatísticas
Em sua 1ª partida pelo Flamengo, Léo Pereira já fez seu 1º gol... Mas não valeu!
Gabigol segue incrível, e em 2 jogos na temporada já tem 2 gols.
Após o minuto de silêncio respeitado em homenagem aos Garotos do Ninho antes da bola rolar, torcedores seguiram quietos por 10 minutos por eles.
Pressão do Flamengo
Como esperado, o jogo foi de ataque contra defesa. Logo aos 12 minutos, Gabigol teve sua primeira chance, e no minuto seguinte criou jogada para Arrascaeta, que acertou um lindo voleio, mas a bola não entrou!
Ainda antes dos 20, o Madureira tentou dar um recado em contra-ataque de Emerson Carioca e Ygor Catatau, mas Diego Alves defendeu.
Na sequência, Arão deu um passe perfeito e colocou Gabigol na cara do gol, mas o toque de cabeça foi defendido em milagre de Douglas.
Sem conseguir o gol, o Flamengo seguia criando, mas a bola não não entrou na primeira etapa.
Estreante marcando presença
O segundo tempo voltou com o mesmo ritmo do primeiro, e o rubro-negro seguiu ocupando o campo de ataque.
Com 13 minutos, Léo Pereira, que faz sua primeira partida pelo clube, subiu alto após escanteio da esquerda e testou para o fundo do gol. Enquanto comemorava, viu que o lance já havia sido parado por falta de próprio zagueiro.
Pode levantar a plaquinha...
Mas o esperado aconteceu, e logo aos 15 minutos, Gabigol tirou o zero do placar.
Gerson inverteu o jogo para Rafinha, que cruzou para Bruno Henrique. O atacante se enrolou com a bola, que sobrou para o artilheiro Gabriel chutar para o fundo do gol.
Reforços mostrando serviço
O Flamengo seguiu pressionando mesmo com a frente no placar, e os reforços da temporada garantiram o gol da vitória.
No último minuto, Michael disparou pela direita, deixou a defesa na saudade e entrou na área. Na linha de fundo, rolou para trás, Diego só ajeitou e Pedro bateu de canhota para fechar o placar.
Homenagens
Quando entraram em campo, os atletas estavam com uma camiseta branca sobre o uniforme com a arte escrita “Nossos 10”, a mesma presente na braçadeira de luto que todos levam no braço.
Antes da bola rolar, o sistema de som anunciou: um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do incêndio.
Nas arquibancadas foram levantadas bandeiras dos meninos que perderam sua vida naquele dia. Muito além disso, era possível ver as mais diversas homenagens, de pinturas no rosto até plaquinhas levantadas.
Os uniformes também foram diferentes. Ao invés de seus nomes, os jogadores usaram camisas com os nomes dos garotos que morreram no incêndio há um ano. A número 10, no lugar do nome, tinha a #GarotosDoNinho.
Quando o jogo começou, as torcidas organizadas foram além e ficaram em silêncio até o 10º minuto. Quando o relógio virou, começaram a cantar: 'Ooooooo, Garotos do Ninho!'.
Na tabela
-
Flamengo - 2º colocado grupo A, 13 pontos em 6 jogos
-
Madureira - 3º colocado grupo B, 10 pontos em 6 jogos
Próximos jogos
Ainda sem saber quem encara nas semifinais da Taça Guanabara, o Flamengo se prepara para encarar o Athletico-PR na Supercopa do Brasil, no próximo domingo, 16, às 11h. A partida será disputada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.